Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito por abuso de poder econômico

Apesar da condenação, os dois seguem nos cargos até que o recurso seja julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral

A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos diplomas do prefeito de Itapema, Carlos Alexandre de Souza Ribeiro (Xepa, PL), e do vice Eurico Marcos Osmari (Republicanos), após constatar abuso de poder econômico durante a campanha de 2024. Mesmo inelegível por oito anos, até 2032, o prefeito e o vice permanecem no cargo enquanto recorrem da decisão.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida ocorre por causa da participação de Xepa em eventos de distribuição de alimentos e doações realizadas junto à Associação Beneficente Amigos do Morretes.

Publicidade

A sentença de primeira instância foi publicada em 23 de junho pelo juiz Luciano Fernandes da Silva, da 91ª Zona Eleitoral de Itapema.

O autor da ação, Clóvis José da Rocha Júnior (PSD), afirmou que o então vereador se beneficiou eleitoralmente com atividades sociais promovidas pela entidade.

O magistrado aceitou essa tese, considerando que a associação foi usada como “ferramenta para alavancar uma candidatura, desequilibrando a disputa eleitoral” .

O juiz baseou sua decisão em fotos e vídeos divulgados pela própria associação. Em janeiro de 2024, imagens mostram Xepa, ainda vereador, distribuindo alimentos em cima de caminhões.

Em março, ele aparece em ação de entrega de marmitas, roupas e calçados; já em abril, no evento de Páscoa, foram entregues 1,6 mil pacotes de doces, cachorro-quente e pipoca.

O magistrado apontou que tal “escala do evento” extrapolou atos de caridade, funcionando como plataforma de “dividendo eleitoral” que impactou diretamente na isonomia entre candidatos .

Após o início oficial da campanha para prefeito, o conteúdo com a imagem de Xepa foi substituído por conteúdos administrativos, mas removido quando a ação judicial começou.

O juiz afirmou que a entidade atuou como “braço de campanha”, favorecendo sua candidatura e contribuindo para a vitória de apenas 601 votos sobre o segundo colocado .

Embora o vice não tenha participado diretamente dos eventos, ele também perdeu o diploma por integrar a chapa acusada. O magistrado, porém, rejeitou outras acusações presentes na denúncia.

Em nota

Em nota, o prefeito Xepa alegou que o trabalho voluntário junto à entidade dura mais de dez anos, sem qualquer uso de recursos públicos, e que o Ministério Público já havia arquivado a ação anteriormente.

A defesa do prefeito prometeu recorrer ao TRE-SC . Já o vice Osmari declarou que segue “confiante na Justiça” e certo de que “quem faz o bem não pode ser condenado” .

O TRE-SC analisará o processo em segunda instância em Florianópolis. Se mantida a cassação após o trânsito em julgado, o presidente da Câmara de Vereadores assumirá o cargo até a realização de novas eleições.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Autor do homicídio de segurança em Piratuba se entrega à polícia

O homem acusado de matar o segurança durante a...

Camionete parte ao meio após colidir em árvore na BR-282

Camionete parte ao meio após colidir em árvore na...

Alistamento Militar 2026 já começou: saiba como se inscrever

O Alistamento Militar 2026 começa nesta quinta-feira, 1º de...

Choque entre três veículos no trevo da BR-470 deixa crianças feridas

Na manhã desta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026,...

Quem são os três amigos que desapareceram durante pescaria em SC

Três amigos que saíram para pescar em Balneário Piçarras,...

Mais Lidas da semana

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Menino morre afogado no rio do Peixe em Tangará

Um menino de 13 anos morreu vítima de afogamento...

Briga de trânsito causou morte de motorista esfaqueado em Ponte Serrada

Uma briga de trânsito resultou na morte de um...

Tempestade entre RS e SC produz um dos raios mais raros do mundo

Na noite de sábado, um fenômeno atmosférico raro chamou...

Outros Tópicos Interessantes