Rádios RBV

Justiça Eleitoral de SC cassa mandato de prefeito e vice por compra de votos nas eleições de 2024

A investigação mostrou que materiais de construção pagos com dinheiro público foram entregues a eleitores para conseguir apoio

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

A Justiça Eleitoral da 57ª Zona Eleitoral de Trombudo Central decidiu cassar o mandato do prefeito reeleito de Pouso Redondo, Rafael Tambozi, e da vice-prefeita Joseane da Silva. A decisão veio após a constatação de envolvimento dos dois em um esquema de compra de votos e abuso de poder político e econômico durante as eleições municipais de 2024.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Ministério Público Eleitoral denunciou que a gestão municipal ofereceu vantagens indevidas para conseguir apoio nas urnas.

Entre as provas, estavam materiais de construção adquiridos pela Prefeitura com recursos públicos, entregues a moradores durante o ano eleitoral, prática proibida pela legislação eleitoral.

Segundo as investigações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), um servidor temporário da Prefeitura coordenou essas entregas. Ele mantinha contato direto com uma empresa fornecedora e levava os materiais até as casas dos eleitores, configurando abuso do poder econômico.

Além da cassação do mandato do prefeito, Rafael Tambozi foi declarado inelegível por oito anos. Ele também recebeu uma multa equivalente a 20% do valor da causa por divulgar informações sigilosas de um processo que corre sob segredo de justiça.

A Justiça determinou que novas eleições sejam convocadas em Pouso Redondo. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) já foi informado para organizar o novo pleito o quanto antes.

O que diz o prefeito?

Apesar da decisão, o prefeito Rafael Tambozi permanece no cargo temporariamente. Isso porque sua defesa entrou com recurso no TRE/SC, suspendendo os efeitos da sentença até o julgamento final.

Em nota oficial, Rafael afirmou que recebeu a decisão com “serenidade e surpresa” e que confia na reversão da sentença.

“Seguimos confiantes de que a Justiça vai restabelecer a vontade soberana da população de Pouso Redondo, que nos elegeu de forma expressiva e democrática”, declarou.

A defesa também destacou respeito ao Judiciário, mas discordou do teor da sentença e já adotou as medidas jurídicas necessárias para reverter a decisão.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol e temperaturas em elevação

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Festa da Fogueira reúne milhares de pessoas e celebra cultura e tradição

A 35ª edição da tradicional Festa da Fogueira de...

Indústria e serviços crescem acima da média nacional em SC

Santa Catarina segue firme entre os destaques da economia...

Morador de Fraiburgo morre em acidente dias antes do aniversário

Um grave acidente de trânsito na SC-355, em Lebon...

SC define regras para criação, comercialização e circulação de pitbulls

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), assinou...

Mais Lidas da semana

Laudo aponta que padre Wilson não teve culpa no acidente fatal

O laudo pericial divulgado esta semana pela Polícia Rodoviária...

Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta...

Enchente histórica de 1983 completa 42 anos

A enchente de 1983 completou 42 anos na segunda-feira,...

Júri do caso Vanessa Martins começa com tensão e versões contraditórias

Teve início nesta terça-feira (8), em Tangará, o júri...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol e temperaturas em elevação

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Outros Tópicos Interessantes