Mais de 190 mil eleitores de Santa Catarina terão o título de eleitor cancelado

Em todo o Brasil, o número de eleitores em situação semelhante ultrapassa 5 milhões

Cerca de 3% dos eleitores de Santa Catarina terão seus títulos cancelados por não regularizarem sua situação até o prazo final, encerrado em 19 de maio. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, 190.378 pessoas não atualizaram seu cadastro a tempo. O número total de títulos em risco de cancelamento era de 199.320, mas 7.601 eleitores conseguiram regularizar a pendência. Outros 530 documentos foram invalidados por causas diversas, como falecimento.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Entre os eleitores que constam nesse levantamento, 811 pessoas estão isentas de cancelamento. Isso ocorre porque o voto é facultativo para menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas não alfabetizadas.

Publicidade

Aqueles que não regularizaram a situação dentro do prazo ainda podem evitar o cancelamento definitivo. A partir de 20 de maio, é necessário recolher a multa eleitoral e se dirigir a um cartório eleitoral para solicitar a reativação da inscrição.

No entanto, quem já possui biometria cadastrada pode realizar o procedimento de forma online, por meio do Autoatendimento Eleitoral – Título Net, do aplicativo e-Título ou pessoalmente, com pagamento via PIX, cartão de crédito ou boleto (GRU).

Se o eleitor não tomar nenhuma providência até o dia 30 de maio, o título será oficialmente cancelado. Isso implica restrições legais, como impossibilidade de votar, ser votado e até de assumir cargos públicos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, em nota no dia 20 de maio, que mais de 5 milhões de títulos em todo o Brasil serão cancelados. Isso ocorrerá com pessoas que faltaram às três últimas eleições consecutivas, sem apresentar justificativa ou pagar as multas correspondentes.

Última oportunidade

Ainda assim, há uma última oportunidade: o cidadão pode solicitar a regularização no cartório eleitoral ou pelo site do TSE. Segundo o tribunal, “quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento”.

É necessário apresentar documentação e requerer formalmente a reativação da inscrição.

Vale destacar que o TSE não enviará notificações individuais. O eleitor deve verificar sua situação acessando a página oficial da Justiça Eleitoral.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações TRE-SC/Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Carboni IVECO reinaugura concessionária em Joinville

A Carboni IVECO celebrou, na noite desta quinta-feira (21),...

PM cumpre mandado de prisão em Herval d’Oeste

A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão na...

Tragédia em escola: adolescente morre após ataque com canivete

Um adolescente de 15 anos morreu na madrugada deste...

Câmara reconhece trajetória dos Destaque Caçadorenses

Caçador viveu uma noite marcada pela emoção, reconhecimento e...

Essência na Cozinha celebra dois anos com receita cheia de sabor

Desde 2024, o programa Essência na Cozinha vem conquistando...

Videira presta contas do 1º quadrimestre, em reunião na quarta-feira, 28

A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria da...

Polícia Militar prende em flagrante assaltante em Caçador

A Polícia Militar de Caçador prendeu na tarde desta...