Com a participação de 800 crianças, o governador Jorginho Mello acompanhou a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), em Fraiburgo. O evento promovido pelo 10º Comando Regional de Polícia Militar e do 15º Batalhão da PM ocorreu na noite desta quarta-feira, 16, e também contou com o anúncio, pelo governador, de investimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
No Centro de Eventos Pref. Sebastião André dos Santos houve a formatura de 554 alunos de 5º ano (referente a 25 turmas) e 280 alunos do 1º ano kids do Proerd (referente a 13 turmas). Também foram agraciadas 26 crianças pelas melhores redações.
“É maravilhoso! É exemplar esse trabalho que a nossa Polícia Militar de Santa Catarina realiza. Um trabalho pedagógico, de prevenção e de ensinar caminhos. A gente precisa saber que a violência tem que ficar longe das famílias e das escolas. Por isso que eu estou aqui, para aplaudir esses grandes profissionais, as famílias, os alunos, os professores e a todos que se unem nesta causa”, destacou o governador.
A cerimônia de formatura foi presidida pelo sargento Valdecir de Curitibanos e pelo cabo Olivo de Fraiburgo, instrutores e mentores do programa. A presença do leão Daren, mascote do Proerd, garantiu a alegria dos alunos.
25 anos de Proerd
Em março desse ano, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completou 25 anos de existência e consolidação em Santa Catarina, com a contribuição de policiais, escolas e famílias.
O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, denominado de “Policial Proerd”, professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência.
Segundo a coordenadora de Projetos Especiais da PMSC, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, o Proerd, ao longo desses anos, já atendeu no estado mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes, orientando e conscientizando sobre o combate às drogas.
Investimentos na AMA e APAE
Durante a solenidade de formatura do Proers, em Fraiburgo, o governador Jorginho Mello anunciou investimentos para duas associações. A Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) vai receber R$ 1,8 milhão. O valor corresponde a mais de 60% do valor da obra da nova sede da AMA e será destinado à conclusão dos trabalhos. Já a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Fraiburgo, R$ 200 mil em recursos para a reforma do telhado da sede da instituição.
Presenças no evento
Além do governador Jorginho Mello, o evento contou com a presença da secretária de Estado do Governo, Danieli Porporatti; do prefeito de Fraiburgo, Wilson Ribeiro Cardoso Júnior; autoridades civis e militares; professores e familiares dos formandos.