Rádios RBV

MPSC recomenda exoneração de três servidores em Pinheiro Preto

MPSC recomenda exoneração de servidores por irregularidades; Prefeitura de Pinheiro Preto diz que analisa o caso e vai se manifestar.

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou a exoneração de três agentes públicos da Prefeitura de Pinheiro Preto. A recomendação, emitida na sexta-feira (6), é da Promotoria de Justiça da Comarca de Tangará e aponta irregularidades como nepotismo, falta de idade mínima e ausência de qualificação técnica.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Promotora de Justiça Thayse Göedert Pauli deu um prazo de dez dias úteis para que o prefeito de Pinheiro Preto, Professor Mauro, atenda à recomendação. Caso contrário, o MPSC poderá buscar as exonerações por meio de ações civis junto ao Poder Judiciário.

Entre os casos apontados está o do Secretário de Transportes, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano. Ele é cunhado do prefeito e, segundo o MPSC, não possui a aptidão técnica exigida para o cargo. A nomeação configura nepotismo, prática vedada pela Súmula Vinculante n. 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Outro caso envolve o Diretor de Informática e Transparência, cuja nomeação só foi possível após uma mudança na Lei Orgânica Municipal. A alteração reduziu a idade mínima para cargos comissionados e foi interpretada pelo MPSC como uma forma de acomodar apadrinhados políticos.

A terceira recomendação de exoneração é da Diretora de Turismo e Cultura. Ela não possui formação superior nas áreas de Turismo ou História e também foi nomeada após flexibilizações nas exigências legais para o cargo.

Segundo a Promotora Thayse Pauli, “o zelo aos princípios da moralidade administrativa deve ser permanente. O Ministério Público de Santa Catarina não admite favorecimentos ou nomeações políticas que desconsiderem critérios técnicos e legais”.

Resposta da prefeitura de Pinheiro Preto

Em nota oficial, a Prefeitura de Pinheiro Preto informou ter recebido com surpresa a recomendação. A administração municipal, junto com a Procuradoria Jurídica, está analisando o caso e prometeu se manifestar nos próximos dias. Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto, através do Prefeito Professor Mauro, recebeu com surpresa a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), através da Promotora de Justiça da Comarca de Tangará, Thayse Göedert Pauli, que solicita a exoneração de três agentes públicos que, segundo a recomendação, não preenchem os requisitos legais para ocuparem as funções para as quais foram nomeados.

Nesta segunda-feira (09), a Procuradoria Jurídica, juntamente com a equipe da Administração Municipal, está reunida se inteirando da referida recomendação e deve se manifestar sobre a mesma nos próximos dias.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Conta de luz fica ainda mais cara em agosto com bandeira vermelha nível 2

A partir de agosto de 2025, os consumidores brasileiros...

Marido ateia fogo na esposa idosa e é preso por tentativa de feminicídio

Na madrugada desta sexta-feira (25), um crime brutal abalou...

Três ficam gravemente feridos em colisão frontal na BR-282, em Campos Novos

Na noite desta sexta-feira (25), por volta das 20h50,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de oscilações

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Mais Lidas da semana

Jovens vítimas de acidente fatal na SC-135 são identificadas em Caçador

Foram identificadas as vítimas do grave acidente ocorrido na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de oscilações

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Dois mortos em acidente entre Caçador e Calmon

Na madrugada deste domingo (20), um grave acidente de...

Empresário de Caçador alerta para impacto da taxação dos EUA

A recente decisão dos Estados Unidos de aplicar uma...

Venezuela impõe tarifas de até 77% sobre produtos do Brasil

A Venezuela passou a cobrar, de forma repentina, tarifas...

Outros Tópicos Interessantes