A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar, nos próximos dias, a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe. A expectativa é que isso aconteça ainda em fevereiro, com o retorno das atividades no Legislativo e no Judiciário.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A investigação sobre os acontecimentos de 8 de janeiro e atos anteriores que são vistos como golpistas por ministros do STF está em fase decisiva.
Até agora, a Polícia Federal concluiu os primeiros indiciamentos, incluindo Bolsonaro e outros ex-ministros de seu governo, como Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Almir Garnier.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, agora analisará as conclusões da PF e decidirá sobre a denúncia.
A expectativa no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso é que o caso avance rapidamente. Há a possibilidade de Gonet dividir as denúncias em grupos, acelerando o processo para que o STF julgue ainda em 2025.
Veja também
Pesquisa Quaest para presidente têm Lula, Tarcísio e Gusttavo Lima
Aprovados no Sisu 2025 têm até hoje para garantir matrícula
Ministros do STF querem evitar que o caso afete as eleições de 2026, por isso, apostam no andamento célere da investigação.
Após a denúncia, caberá ao Supremo avaliar as evidências e decidir se os investigados, incluindo Bolsonaro, se tornam réus.
Esse processo é crucial para determinar se o ex-presidente e membros de seu governo tentaram, de fato, aplicar um golpe no país.
O julgamento das acusações pode ocorrer ainda este ano.
Nossas Redes Sociais