População de meia-idade é a maioria dos eleitores na região dos 15 municípios pertencentes à Amarp. Os números apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE SC mostram que a região do Alto Vale do Rio do Peixe vem envelhecendo. Enquanto a base da faixa etária segue com números baixos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Conforme dados do IBGE Cidades, a população da região no censo de 2022 é de 220.163 habitantes. Destes, 43.135 são eleitores de 45 a 59 anos, que englobam a faixa considerada como a de meia-idade. Caçador, Videira e Fraiburgo englobam o topo da lista com 13.696, 9.997 e 6.997 respectivamente.
Veja também
Corrida para o executivo reúne mais de 95 milhões de reais
Mulheres são menos de 35% dos nomes para o legislativo
Observando a faixa de gênero, a região da Amarp apresenta números interessantes. Das 15 cidades, 6 delas, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Pinheiro Preto e Salto Veloso, apresentam números guardadas as devidas proporções, que se igualam. Ficando assim em 50% de homens e 50% de mulheres.
Outros 5 municípios, Calmon, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande, a proporção de homens é maior do que a de mulheres no eleitorado. Destes, Macieira e Matos Costa são as cidades onde os eleitores masculinos mais se sobressaem, sendo 52% destes.
Maior parcela da população brasileira, as mulheres na região da Amarp aparecem apenas em 4 cidades como a maioria do eleitorado. Arroio Trinta, Caçador, Fraiburgo e Videira variam entre 51 e 52% do seu eleitorado composto por mulheres.