Foto: Divulgação
As eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para esta terça-feira (05), despertam grande interesse mundial devido ao possível impacto global. A escolha entre Donald Trump e Kamala Harris pode influenciar diretamente a economia de Santa Catarina e gerar efeitos políticos e sociais no Brasil.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A economia catarinense, fortemente conectada ao mercado norte-americano, é um dos setores mais suscetíveis.
Em 2023, Santa Catarina exportou US$ 1,6 bilhão para os Estados Unidos, sendo madeira, automóveis e equipamentos elétricos os principais produtos.
O professor Daniel Corrêa da Silva, especialista em Relações Internacionais da Univali e da UFSC, destaca que uma possível vitória de Trump nas eleições, poderia implicar um aumento nas restrições às importações.
Embora Harris e Trump tenham abordagens distintas, ambos os candidatos tendem a manter um mercado interno mais fechado.
Veja também
Agricultura familiar beneficiada com projeto do deputado Cobalchini
Pix por aproximação começa a funcionar no Brasil
Trump, se eleito, pode intensificar o protecionismo por meio de tarifas de importação, afetando setores brasileiros. Já Harris pode investir em subsídios para energia renovável e alimentos, desafiando a competitividade de empresas catarinenses, especialmente nos setores de carnes de aves e suínos.
Além disso, há preocupação com o aumento da inflação nos Estados Unidos. Promessas de campanha podem elevar gastos públicos, pressionando os juros americanos.
Esse cenário obrigaria o Brasil a manter juros elevados, direcionando investidores aos EUA e influenciando o dólar.
Outro ponto de interesse nas eleições americanas, é a retomada de um acordo entre Brasil e EUA em tecnologia, que poderia beneficiar polos catarinenses como Florianópolis e Joinville. Contudo, as expectativas variam conforme o resultado eleitoral, afirma Corrêa da Silva.
Na política, a vitória de Trump poderia fortalecer figuras da extrema-direita na América Latina, como Jair Bolsonaro e Javier Milei. A doutora em Ciência Política Clarissa Dri ressalta que a retórica de Trump pode amplificar tensões militares e acirrar conflitos regionais.
A eleição americana, portanto, pode redefinir relações econômicas, influenciar o cenário político regional e fortalecer lados políticos, moldando o futuro das políticas internacionais.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira (04), apresenta que o dia começa com…
O Sebrae/SC iniciou, nesta quarta-feira (2), em Caçador, o projeto Fortalecimento da Agroindustrialização Regional. A…
As ixoras encantam com suas inflorescências vibrantes e volumosas, que podem durar boa parte do…
Quando o assunto é jardinagem, o segredo muitas vezes está nos detalhes — ou melhor,…
A Rua João Contini, localizada no bairro Alvorada, passará por obras para implantação de um…
This website uses cookies.