Prefeito de cidade catarinense vive 24h como morador de rua

A intenção da experiência foi testar os serviços ofertados para pessoas em situação vulnerável e com isso aprimorar o protocolo de atendimento

O prefeito de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, Vágner Espíndola, conhecido como Vaguinho, viveu uma experiência inusitada e reveladora. Passou quase 24 horas disfarçado de pessoa em situação de rua. A ação sigilosa ocorreu em 10 de julho, mas só foi divulgada nesta terça-feira (29).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A ideia, segundo ele, foi entender de perto a realidade nas ruas e avaliar os serviços públicos de abordagem e acolhimento. A vivência resultará em um novo protocolo de atendimento, que será apresentado à Câmara de Vereadores.

Publicidade

Durante o dia, o prefeito percorreu pontos centrais como as praças do Congresso e Nereu Ramos e andou pelas ruas mais movimentadas da cidade. Foi abordado por moradores, recebeu alimentos, doações em dinheiro e até passou pela esposa e pelos filhos sem ser reconhecido.

À noite, foi à região do Pinheirinho, onde circulou entre os trilhos e locais frequentados por pessoas em situação de rua. O único grupo informado sobre a ação foi sua esposa e a equipe de filmagem, que o acompanhou à distância com câmeras escondidas.

Na madrugada, no bairro Santa Bárbara, foi finalmente abordado pela Assistência Social da Prefeitura. O atendimento incluiu escuta ativa, oferta de abrigo e tentativa de convencimento. Ao ser convidado a ir para acolhimento, o prefeito se identificou e encerrou a ação.

“Essa experiência foi fundamental para entender a complexidade do problema e preparar decisões mais firmes” afirmou o prefeito. Ele destacou que medidas como internação involuntária em casos extremos também serão consideradas.

Nos próximos dias, um conjunto de novas políticas públicas será apresentado, com foco em acolhimento, combate às drogas e segurança, com base na experiência vivida por Vaguinho e apoio de técnicos da administração municipal.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fezer lança nova máquina e leva mais tecnologia ao setor florestal

A empresa Fezer, de Caçador, apresentou na manhã desta...

Quarta-feira terá frio intenso e geada em Santa Catarina

O tempo segue firme e com temperaturas baixas em...

Videira Notícias – 16/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=4siZSIxvmWw

Motorista de Irani morre após caminhão ser atingido por trem

Um motorista de Irani, no Oeste de Santa Catarina,...

Brasileira vence Mundial de Candy Crush e conquista prêmio de R$ 2,5 milhões

Uma brasileira conquistou destaque internacional ao vencer o principal...

Avó encontra maconha no quarto do neto e chama a PM

Avó encontra maconha no quarto do neto em Caçador...

Hospital Maice e Governo do Estado alinham ações

O Hospital Maice de Caçador recebeu nesta terça-feira (16)...