Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Presidente da CBF afastado busca reverter decisão judicial no STF

19 federações estaduais assinaram um manifesto pedindo a renovação da CBF

A defesa de Ednaldo Rodrigues, presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entrou nesta quinta-feira (16) com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a decisão do desembargador Gabriel Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que o destituiu do cargo. O pedido está vinculado à ação que questiona a validade de acordos firmados entre o Ministério Público e entidades esportivas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além da anulação, a defesa solicitou que, caso o STF não acolha o pedido, seja respeitado o estatuto da CBF.

Publicidade

Esse estatuto determina que, em caso de vacância da presidência, o vice-presidente mais idoso deve assumir o comando da entidade. Nesse cenário, Hélio Menezes assumiria a presidência de forma interina.

O julgamento do caso está agendado para o dia 28 de maio, no STF. Nessa mesma ação, o Supremo havia decidido anteriormente pela recondução de Ednaldo à presidência da CBF em janeiro de 2024, por meio de liminar do ministro Gilmar Mendes.

A defesa de Ednaldo também pediu urgência na notificação da decisão a Gabriel Zéfiro e solicitou que o TJRJ se abstenha de emitir novas decisões que interfiram na gestão da CBF enquanto a liminar estiver válida.

A crise começou após o desembargador Zéfiro anular o acordo que garantiu a permanência de Ednaldo no cargo, alegando “incapacidade mental e possível falsificação da assinatura de um dos signatários”, referindo-se ao ex-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes: “Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela corte superior…””

CBF desiste de Ancelotti e nega camisa vermelha da Seleção Brasileira
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em resposta, o vice-presidente Fernando Sarney foi nomeado como interventor. Segundo ele, sua gestão será transitória. “Não vou mexer com isso, não. O futebol segue a sua vida. Sou apenas transitório”, afirmou à imprensa.

Sarney rompeu politicamente com Ednaldo e lidera o grupo opositor. Na semana passada, ao lado da deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ), ele ingressou com uma ação no STF apontando suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes no acordo firmado no início do ano.

Manifesto pedindo “renovação do futebol brasileiro”

Após a destituição, 19 federações estaduais assinaram um manifesto pedindo “renovação do futebol brasileiro”. Apesar de não citarem Ednaldo, a ausência de apoio ficou evidente. Importantes federações como São Paulo, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais não assinaram a carta.

Um dos signatários afirmou que “o candidato será definido dentro do grupo”, indicando articulações para formação de nova chapa.

Fernando Sarney, por sua vez, declarou que convocará novas eleições “o mais rápido possível”, como determina a decisão do TJRJ.

Enquanto isso, Ednaldo segue recorrendo às instâncias superiores para reassumir o cargo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações GE

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frente fria muda o tempo no sábado e domingo em SC

O final de semana em Santa Catarina será marcado...

Autor do homicídio de segurança em Piratuba se entrega à polícia

O homem acusado de matar o segurança durante a...

Camionete parte ao meio após colidir em árvore na BR-282

Camionete parte ao meio após colidir em árvore na...

Alistamento Militar 2026 já começou: saiba como se inscrever

O Alistamento Militar 2026 começa nesta quinta-feira, 1º de...

Choque entre três veículos no trevo da BR-470 deixa crianças feridas

Na manhã desta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026,...

Mais Lidas da semana

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Menino morre afogado no rio do Peixe em Tangará

Um menino de 13 anos morreu vítima de afogamento...

Briga de trânsito causou morte de motorista esfaqueado em Ponte Serrada

Uma briga de trânsito resultou na morte de um...

Tempestade entre RS e SC produz um dos raios mais raros do mundo

Na noite de sábado, um fenômeno atmosférico raro chamou...

Outros Tópicos Interessantes