Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Santa Catarina registra 17 casos de violência política em 2023

Em 2024, o Observatório registrou um homicídio, além de casos de agressão, ameaça e atentado no primeiro trimestre.

Os boletins do Observatório da Violência Política Eleitoral no Brasil, publicação realizada pelo Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GIEL/UNIRIO), mostram que Santa Catarina registrou um total de 17 ocorrências de violência política em 2023.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No primeiro trimestre de 2023 Santa Catarina foi a Unidade da Federação com maior número de ocorrências de violência política registrando 13 casos, empatando com Minas Gerais.

Publicidade

Das ocorrências registradas entre janeiro a março de 2023, uma foi na categoria “agressão”, uma na categoria “atentado” e as demais na categoria “ameaça”.

Já no segundo trimestre analisado pelo Observatório, Santa Catarina registrou três ocorrências de violência política, sendo dois homicídios e uma ameaça.

Veja também

Deputado Pedro Uczai realiza audiência em Videira

Cobalchini é o primeiro colocado em SC no ranking dos políticos

Entre julho e setembro de 2023, apenas um caso de ameaça foi identificado no Estado. O ano terminou sem ocorrências geradas em Santa Catarina.

Em 2024, um homicídio já foi contabilizado pelo Observatório no primeiro trimestre. Também foram registrados casos de agressão, ameaça e atentado (um de cada) até o momento.

Observatório da Violência Política e Eleitoral

O Observatório da Violência Política Eleitoral no Brasil faz um levantamento dos casos de violência ocorridos contra lideranças políticas brasileiras, com base no monitoramento diário da mídia impressa, eletrônica e digital desde 2019.

No relatório, há uma subdivisão dos tipos de violência política sofridos por lideranças: Ameaça, Agressão, Atentado, Homicídio, Sequestro e suas variantes contra familiares.

Entre as lideranças em análise, estão políticos no exercício do mandato, ex-políticos, candidatos, pré-candidatos, ex-candidatos e assessores e funcionários da administração pública federal, estadual e municipal.

Fonte:
ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Calor intenso marca quarta-feira e antecede temporais em SC

O calor volta a ganhar força em Santa Catarina...

Árvore que produz ameixa e pêssego juntos viraliza nas redes

Colher frutas diferentes em uma única árvore cultivada no...

Ex-namorada acusada de matar personal trainer é presa no Paraná

A ex-namorada acusada de matar o personal trainer Guilherme...

Mais Lidas da semana

Gasolina, diesel e gás ficam mais caros em todo país

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Identificadas as vítimas fatais de acidente com carreta de Caçador

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente de...

VÍDEO: Mulher cai em golpe e espera Brad Pitt em aeroporto de Erechim

Um caso inusitado registrado no Norte do Rio Grande...

Outros Tópicos Interessantes