Ícone do site PortalRBV

Santa Catarina tem cinco políticos entre os mais influentes no Instagram

Santa Catarina tem cinco políticos entre os mais influentes no Instagram

Foto: Reprodução Rádio Rural

Santa Catarina emplacou cinco nomes na lista dos 100 políticos mais influentes do Brasil no Instagram em 2025, segundo um estudo realizado pela plataforma Zeeng, em parceria com o MonitoraBR. A análise levou em conta o engajamento — e não apenas o número de seguidores — entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A deputada federal Caroline de Toni (PL) foi a catarinense mais bem posicionada, ocupando a 41ª colocação, com média de 22.078 interações por publicação, considerando curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações.

Logo atrás estão Ana Campagnolo (PL), deputada estadual, em 51º lugar com média de 18.800 interações, e Julia Zanatta (PL), deputada federal, na 55ª posição com 18.431. O governador Jorginho Mello (PL) aparece em 62º lugar (15.913), seguido do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), na 77ª posição (12.372). Topázio é o único do centro político entre listados de Santa Catarina.

A liderança nacional é do deputado federal Nikolas Ferreira (PL), com impressionantes 1,59 milhão de reações médias por publicação. Em segundo lugar aparece Jair Bolsonaro (PL) com 237.578, seguido pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, com 213.051.

O estudo aponta que o Instagram tornou-se uma ferramenta poderosa na construção de narrativas políticas e engajamento com o público, mais relevante do que a simples contagem de seguidores. A atenção virou a moeda mais valiosa na política digital.

Do total dos 100 nomes analisados, 56 são identificados com a direita, 26 com o centro e 18 com a esquerda. O PL lidera o ranking partidário com 42 representantes, seguido por União Brasil e PSD, com nove nomes cada.

Outra conclusão importante é que mandatários do Legislativo se mostraram mais eficazes em gerar engajamento. Porém, a desigualdade de gênero ainda é marcante: apenas 25% das vagas são ocupadas por mulheres.

A pesquisa avaliou 442 mil publicações de 2.600 políticos brasileiros, que juntos somaram 1,81 bilhão de interações no primeiro semestre de 2025.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile