Seminário Regional de Vereadores Mirins foca na inclusão e cidadania

Evento reuniu estudantes de quatro municípios para debates, palestras e oficinas voltadas à formação cidadã e à educação inclusiva

A Câmara Municipal de Caçador sediou na terça-feira (30) o Seminário Regional de Vereadores Mirins, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O encontro reuniu vereadores mirins de Caçador, Calmon, Videira e Rio das Antas para um dia de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da participação cidadã.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A programação teve como tema central a educação inclusiva e contou com palestras, oficinas e atividades culturais voltadas à formação dos jovens parlamentares. A cerimônia de abertura foi marcada pela apresentação do grupo Músicos do Contestado e reuniu o presidente da Câmara de Caçador, Jonatas Maia, a coordenadora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, Liliane Knoll, a assessora do núcleo, Cleonize Kades, e a prefeita mirim de Caçador, Laryssa Lopes.

Publicidade

Durante a manhã, os estudantes acompanharam as palestras “Educação Inclusiva” e “Escola e Sociedade para Todos”, ministradas pelos professores Isaac Facchini Badinelli e Luciano Daudt da Rocha. Já no período da tarde, a programação começou com apresentações de dança da Secretaria Municipal de Cultura e uma apresentação musical em Libras realizada pelos vereadores mirins de Caçador.

Na sequência, os participantes foram divididos em oficinas temáticas sobre autismo, acessibilidade, inclusão social e cidadania digital, conduzidas pelos professores Isaac Facchini Badinelli, Luciano Daudt da Rocha, Jéssica Duarte de Souza e Dandara de Oliveira. Ao final das atividades, os grupos apresentaram propostas e projetos voltados à promoção da inclusão em suas escolas e municípios.

Segundo Liliane Knoll, o objetivo do seminário foi integrar os programas de Câmaras Mirins da região e estimular o debate sobre temas que impactam diretamente a comunidade. “A proposta foi reunir os municípios da região que possuem Câmara Mirim para discutir a educação inclusiva. Os participantes apresentaram ideias novas e criativas, com projetos que podem ser aplicados em suas escolas e municípios”, destacou. Ela explicou ainda que o encontro faz parte de uma série de 14 seminários regionais realizados em Santa Catarina, que culminarão no Encontro Estadual das Câmaras Mirins, previsto para acontecer no fim do ano, em Florianópolis.

O presidente da Câmara, Jonatas Maia, ressaltou a importância da iniciativa para a formação dos jovens e para o fortalecimento da cidadania. “É uma grande satisfação receber em Caçador vereadores mirins de municípios vizinhos para uma capacitação sobre inclusão e acessibilidade, temas fundamentais para a nossa sociedade. O programa Vereador Mirim proporciona conhecimento, desenvolve o senso de responsabilidade e prepara esses jovens para contribuírem com suas comunidades. Essa parceria com a Escola do Legislativo fortalece ainda mais esse trabalho e promove a integração entre os municípios”, afirmou.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Câmara

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caçador prepara transmissão do jogo Brasil x Noruega no Parque Central

A Prefeitura de Caçador prepara a transmissão do jogo...

Currículo do Ensino Fundamental é reorganizado e fortalece ensino em Videira

A Rede Municipal de Educação de Videira concluiu a...

Cerca de 30 vacas morrem após cabo de energia cair sobre rebanho

Cerca de 30 vacas morreram eletrocutadas na manhã de...

Motorista é levado ao hospital após colisão na SC-452, em Monte Carlo

Uma colisão envolvendo um Ford Ka e uma Fiat...

Alunos colocam vidro em copo de água de professora e são suspensos

Uma professora viveu momentos de tensão após descobrir uma...

Identificados os dois trabalhadores mortos no desabamento de obra em Caçador

Foram identificadas as duas vítimas fatais do desabamento parcial...

IFC Campus Videira conquista medalhas e cinco vice-campeonatos no IX JIFC

Os estudantes do IFC Campus Videira tiveram uma participação...