Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Vereadores cobram ações contra ataques de cães de rua

Parlamentares pedem medidas urgentes contra ataques de cães de rua em Caçador e sugerem ações integradas com o Executivo.

Os frequentes ataques provocados por cães abandonados voltaram a ser tema central na Câmara de Vereadores de Caçador nesta semana. Durante a sessão ordinária, os parlamentares expressaram preocupação com a segurança da população e cobraram providências urgentes do Poder Executivo, além de apresentarem novas propostas para conter o problema, que, segundo os vereadores, é recorrente e se arrasta há anos sem solução efetiva.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O debate ganhou força após o caso mais recente, envolvendo uma moradora do Bairro dos Municípios, que foi atacada por cães de rua. Ela sofreu fraturas no braço e teve várias escoriações pelo corpo. O vereador Alcedir Ferlin (MDB) levou o relato da vítima à tribuna por meio de um vídeo e lamentou a falta de ações do poder público.

Publicidade

Ferlin lembrou que, embora o município conte com estrutura voltada ao acolhimento de animais, a fiscalização e a aplicação de políticas públicas não acontecem de forma eficaz. “O problema é antigo. Já se estruturou uma diretoria para proteção animal com apoio desta Casa, mas as ações não saem do papel. Crianças estão expostas ao risco em escolas e creches”, criticou.

O vereador Rubiano Schmitz (PP) apresentou a ideia de criar uma “patrulha canina”, formada por profissionais treinados e equipada com veículos próprios para recolher os animais. Ele também sugeriu reforçar a equipe técnica com a contratação de mais veterinários e assistentes administrativos.

“Se não houver ação concreta, esses ataques continuarão. Precisamos de uma Indicação conjunta, com todos os vereadores unidos por essa causa”, afirmou Rubiano, alertando que, se a proposta não for atendida pelo Executivo, a Câmara deverá intensificar a cobrança.

Veja também

Aprovado projeto que institui política de humanização na saúde pública de Videira

Homem é condenado a mais de 9 anos por tentativa de feminicídio em Tangará

Também do MDB, o vereador André Luiz Alves manifestou solidariedade à vítima e reforçou a urgência de uma resposta do poder público. Ele elogiou uma ação de alunos do curso de Medicina Veterinária da UNIARP no Bairro Martello, citando o exemplo como uma prova de que a vontade política faz a diferença.

André propôs a criação de um programa municipal com três pilares principais: castração em massa, chipagem obrigatória e campanhas educativas. Ele criticou ainda a falta de estrutura no Centro de Bem-Estar Animal, que, segundo ele, acaba deixando o problema sob responsabilidade direta da população.

O presidente da Câmara, Almir Dias, destacou que, na legislatura anterior, o Legislativo já destinou emendas parlamentares para projetos de castração e chipagem, mas reconheceu que os avanços foram insuficientes diante da dimensão do problema. “O problema persiste e as reclamações aumentam. Já estamos estudando projetos de outras cidades e vamos propor soluções efetivas”, garantiu.

O vereador Neri Vezaro também se posicionou durante a sessão, apoiando os colegas e enfatizando a necessidade de uma atuação conjunta entre Legislativo, Executivo e entidades protetoras dos animais.

Ao fim das discussões, os vereadores concordaram quanto à urgência de medidas integradas e concretas para combater o abandono de animais e garantir a segurança da população. Uma Indicação conjunta deve ser enviada ao Executivo nos próximos dias, cobrando ações estruturadas para o controle populacional de cães, atendimento veterinário adequado e responsabilização dos tutores por abandono.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV com informações da Assessoria de Comunicação

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Atendimento de nutricionista será oferecido todos os dias em Pinheiro Preto

Uma boa notícia chega para os moradores de Pinheiro...

Sebrae/SC promove Missão Técnica com empresários do Lucra Mais

Empreendedores concluintes das turmas do Programa Lucra Mais 2025...

Mais de 300 garrafas de refrigerante com cocaína diluída são apreendidas em porto de SC

A Receita Federal realizou, na tarde desta sexta-feira (28),...

Identificada jovem que morreu em acidente em Porto União

A jovem Thais Ferreira, de 23 anos, foi identificada...

Confira quem terá direito ao IPVA gratuito em Santa Catarina

Santa Catarina vai conceder isenção do IPVA (Imposto sobre...

Mais Lidas da semana

Jovem ferida na SC-135 é identificada e segue em estado grave

A jovem que ficou gravemente ferida após uma colisão...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Saída de pista deixa três homens feridos em Arroio Trinta

Na noite de 26 de novembro de 2025, por...

Outros Tópicos Interessantes