Sob a presidência do Vereador Cleber Dissegana (CIDADANIA) aconteceu nessa quarta-feira (14) sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibiam. Apenas a Vereadora Márcia esteve ausente.
Entre os expedientes recebidos há comunicado da UVESC (União dos Vereadores de Santa Catarina) para alteração na data do encontro estadual, ficando de 12 a 16 de março. Ainda convite do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para o Seminário de Gestão do Esgotamento Sanitário a realizar-se em Florianópolis nos dias 6 e 7 de março.
Sem pauta na Ordem do Dia o Presidente anunciou a Palavra Livre.
O primeiro a manifestar-se foi o Vereador Miguel Felicetti (MDB) que após ouvir relato de pecuarista do Município sobre as novas balanças de pesagem de gado, foi conferir pessoalmente a situação e constatou que realmente o serviço foi mal executado. Relatou em plenário alguns pontos técnicos que dificultam a utilização com os animais. Miguel avalia que era preferível fazer duas balança bem feito, do que três incompletas. Manifesta sua indignação na função de vereador e em nome dos pecuaristas do Município, na esperança que sejam feitos os reparos necessários.
Miguel comentou também não ser contrário a asfaltar vias urbanas, mas questiona colocação de manta asfáltica em ruas com calçamentos, tendo em vista que há ruas em Ibiam em chão batido, citando como exemplos as Ruas João Pedro Dani, das Palmeiras e Hercilio Jacob Cenattii. Na visão dele e dos moradores é um descaso este desinteresse do Poder Público Municipal, sabendo que em uma das ruas há recurso empenhado e a obra não é realizada.
O Vereador Camilo Gatti (MDB) destacou que cada balança custou R$30 mil, sendo recursos do Governo do Estado e contra partida do Município. Porém, também foi verificar as mesmas e reforça a concepção de que foram mal feitas.
Inclusive relata que numa dessas balanças levou gado próprio para pesagem e sabe quanto dificultoso ficou. Para Camilo, é necessário trabalho de ajustes, especialmente, ampliar a área de escape e o acesso às balanças.
Outro tema abordado pelo Vereador trata-se das lixeiras que foram levadas pela enchente. Informa que conversou com o Secretário Luiz Recalcati, sendo que o mesmo explicou que cobrou da Administração, mas não obteve êxito até o momento.
Camilo reforçou o pedido para que o Poder Público tenha atitude e compre novas lixeiras para a comunidade.
O Vereador Célio Lucas Ramos (MDB) reforçou esta preocupação com as obras no Município em que a ausência de fiscalização da Administração Municipal gera obras de péssima qualidade. Comenta que já apontou em tribuna esta situação, ou seja, enquanto a Administração não assumir como obra de sua responsabilidade, nenhuma obra da Prefeitura vai ser concluída com êxito. Volta a citar a execução da revitalização da Av.20 de julho que vem sendo feita sem organização. Destaca que parte realizada em outubro ainda não foi colocada a sinalização para segurança no trânsito.
Célio ainda questiona a colocação de camada asfáltica em lajotas sextavada. Até que seja apresentado um laudo técnico de engenharia, acredita que não haverá durabilidade ou fixação do aslfato. “Mas, parece que foi feito para atender alguns moradores. É isso que a população comenta conosco e a gente interpreta desta forma,” concluiu o vereador.
A reunião encerrou com o Presidente Cleber Dissegna (CIDADANIA) convocando os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada dia 20 de fevereiro, às 19.30 horas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam