Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Vereadores cobram providências contra ataques de cães nas ruas

Funcionários dos Correios se manifestaram e entrega de correspondências pode ficar comprometida em alguns locais da cidade

A Câmara de Vereadores de Caçador discutiu nesta semana a situação dos ataques de cães contra funcionários dos Correios. O problema levou a possibilidade de suspensão das entregas em diversas ruas do município, conforme ofício encaminhado pela estatal ao Legislativo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O vereador Rubiano Schmitz (PP) apresentou vídeos que mostram os ataques e destacou que a maioria dos animais pertence a residências, mas se encontra sem controle dos donos no momento das agressões. Ele defendeu que o Executivo fiscalize a situação, identifique se os cães são de rua ou domiciliados e adote medidas de recolhimento. “Se possuem donos, os animais devem ser mantidos nos pátios, com medidas de contenção adequadas para evitar riscos aos trabalhadores”, reforçou.

Publicidade

Na mesma sessão, foi lido o projeto de lei do vereador André Alves (MDB), que cria o Programa Comunitário de Fiscalização de Abandono de Animais em Caçador. O parlamentar também apresentou requerimento ao Executivo com 14 questionamentos sobre a política municipal para animais em situação de rua, incluindo dados sobre castração, chipagem, abrigos, convênios, ocorrências de ataques e recursos destinados à causa nos últimos anos.

Outros vereadores também se manifestaram. Alcedir Ferlin (MDB) afirmou que a responsabilidade é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, e lamentou a falta de solução para um problema antigo. Amarildo Tessaro (PSDB) alertou que a situação tende a se agravar e criticou a falta de responsabilização: “Quando um carro atinge um cachorro, surgem vários donos, mas quando os animais atacam, ninguém aparece”. Marcos de Souza (União) e Fabiano Dobner (PL) reforçaram a mesma cobrança.

Clayton Zanella (União) lembrou iniciativas anteriores, como a criação de uma frente parlamentar sobre o tema em 2021, além de projetos de castração, repasses de recursos para a Associação dos Amigos dos Bichos e a lei dos cães e gatos comunitários. Destacou ainda a necessidade de ampliar a castração e a microchipagem em massa e defendeu a criação de um Conselho Municipal de Proteção Animal, solicitado também nesta semana em forma de requerimento.

O vereador Soró (PSDB) ressaltou que destinou emendas impositivas para castrações e pediu que mais parlamentares direcionem recursos à causa, com valores maiores.

O debate evidenciou consenso entre os vereadores quanto à urgência de ações do Poder Executivo para conter os ataques, proteger os trabalhadores e enfrentar o abandono e a superpopulação de animais nas ruas de Caçador.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Câmara

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Ambiental resgata 19 aves silvestres no Meio Oeste

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, por meio...

Almir Sater traz música e emoção à festa de 82 anos de Videira

A cidade de Videira vai celebrar seus 82 anos...

Motociclista de 22 anos morre em grave acidente com caminhão em Videira

Um grave acidente, na SC-135, próximo ao trevo do...

Rodovias de SC registram oito mortes em série de acidentes

O fim de semana no Oeste de Santa Catarina...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Valdir Medeiros completa 40 anos na Prefeitura de Caçador

O secretário de Infraestrutura de Caçador, Valdir Medeiros, completou...

Tragédia em Laguna completa quatro anos e segue na memória dos caçadorenses

Em 2026, completam-se quatro anos da tragédia registrada em...

Celesc explica erro em faturas que gerou confusão no estado

Em Santa Catarina, consumidores ficaram surpresos ao receberem duas...

Outros Tópicos Interessantes