Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Vereadores de Ibiam aprovam incentivos para aveia e silagem

A reunião ocorreu na sexta-feira (31) com a presença de todos os Vereadores

Esteve em pauta na ordem do dia da sessão extraordinária da Câmara de Ibiam projetos de iniciativa do Executivo voltados aos produtores rurais do Município.  A reunião ocorreu na sexta-feira (31) com a presença de todos os Vereadores.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Inicialmente o Presidente Clóvis João de Souza (MDB) colocou em 2ª discussão e votação o Projeto de Lei (PL) nº 823/25, que altera a redação da Lei nº 543/2014, elevando de 80kg para 120kg a quantidade de aveia fornecida aos produtores rurais no Programa Pastagens de Inverno do Município de Ibiam.

Publicidade

A Vereadora Cassia Pivetta (PP) argumentou que houve pouco tempo para análise da matéria, embora julgue importante o auxílio. Observa que faltou o estudo do impacto financeiro, como recomenda o parecer jurídico da Câmara. Ela avalia que isso pode incorrer no descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O projeto foi aprovado por todos os Vereadores.

Ainda o foi apreciado o Projeto de Lei (PL) nº824/25, que regulamenta o Programa de Incentivo ao Corte da Silagem de Milho de Ibiam, deixando a escolha do agricultor pelo prestador de serviço, evitando a dependência de um único prestador.

Para a Vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) a concepção do projeto é bom, porém a urgência em votar a matéria, impediu que houvesse consulta aos beneficiados. Destaca que deveria ser mantida a forma atual, e após a safra analisar as mudanças no incentivo.

Veja também

Onda de calor no Sul e Centro-Oeste pode durar até 7 de fevereiro

Governador de SC acompanha início da colheita da maçã em Fraiburgo

Pediu esclarecimentos ao líder do Prefeito na Câmara para apresentação de resolução do TCE/SC que impede pagamento ao produtor de horas máquinas, apenas por hectare. Busca saber sobre a forma que se dará a fiscalização da medição por hectare de quem têm direito ao incentivo.

José Henrique (PL) explicou que a fiscalização caberá a Secretaria de Agricultura via satélite no Google Earth. Afirma que confia no Prefeito, na qual comunicou que há decisão do TCE/SC.

Marcia argumentou que já existe incentivo com esta finalidade e, mesmo que houvesse algum imprevisto, têm funcionado. Questiona o que será feito com maquinários da Prefeitura que poderiam ser usados na silagem. Manifesta preocupação com os pequenos produtores que terão dificuldade em se adequar ao programa , especialmente, em encontrar o prestador de serviços e recairão no suporte do Executivo.

Finaliza, destacando que a promessa da atual Administração era de que haveria 100% de incentivo a silagem até 5 hectares. Após estas ponderações, afirma que votará favorável ao projeto.

O Veredor Wilmar Scuciato (PP) comentou que produtores pediram urgência para este incentivo. Em visita a algumas lavouras acompanhou feituras de silagem e observa que o milho esta “quase passando do ponto”, por isso será favorável ao projeto.

A Vereadora Cassia Pivetta (PP) reclamou do escasso tempo de análise da matéria, recordou que os produtores estavam satisfeitos com o formato. Salientou que a empresa recentemente credenciada, mesmo com maquinário de referência, não atende a demanda do Município.

Comenta que vai procurar se inteirar se não houve direcionamento no credenciamento da empresa. Ainda manifesta receio de que o produtor possa não conseguir encontrar prestador de serviço para silagem e perca o tempo da colheita do milho.

Questionou se o prestador dever ser Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica. Dúvida sanada por José Henrique (PL) que informou que precisar ter CNPJ para emissão da nota fiscal para receber o incentivo. Cássia afirma que é favorável ao projeto mas, com estas considerando essas especificações.

O Vereador José Henrique (PL) saudou o Diretor de Agricultura presente no plenário, representando o Secretário da pasta que estiveram a disposição para esclarecer sobre o projeto. Reforçou a importância dos nove vereadores em fiscalizar o Executivo Municipal.

Lembrou que no 1º ano de cada gestão não era prestado este serviço ou era limitado pois, era com maquinário da Prefeitura. Justifica a urgência perante uma safra expressiva e apenas uma empresa cadastrada não daria conta da demanda. Salientou que o Secretário de Agricultura terá um cronograma para atender os agricultores, mais necessitados.

Confirma que é promessa de Governo mas, não chegou.

O Vereador Selmo Laidnes (PDT) manifestou seu voto favorável porém, gostaria que fosse aprovado como havia sido prometido no plano de governo, visto que a população esperava por este compromisso.

O Vereador Miguel Felicetti (MDB) acredita que o incentivo atende a necessidade do agricultor porém, observa o despreparo do Poder Público que desde 06 de outubro teve tempo para montar uma equipe qualificada na Agricultura e preparar-se para que nos primeiros dias de governo dar suporte para colheita da silagem.

Espera que o novo programa dê certo, visto que a responsabilidade de contratar a empresa ficou ao agricultor e que o serviço ocorra no prazo determinado. Finaliza cobrando o plano de governo, na qual até 5 hectares seria 100% pago pelo Executivo e acima disso 50% pago.

A Vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) retomou a palavra para reforçar a cobrança do compromisso de 100% no subsídio pelo Executivo no serviço de silagem. Porém, não votará contra com intuito de atrapalhar a gestão e prejudicar o agricultor.

Porém, contesta o formato em que a atual Administração se isenta da responsabilidade de contratar a empresa e incumbe ao produtor ou seja, estão “fugindo dessa responsabilidade”.

Colocado em votação, o projeto foi aprovado, de forma unânime, pelos Vereadores.

A sessão encerrou com a convocação do Presidente da Câmara, Clóvis João de Souza (MDB) para abertura do calendário de sessões de fevereiro, na próxima terça-feira (04).

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Dupla é presa em flagrante por furto de materiais de construção em Videira

A Polícia Militar prendeu dois homens na madrugada desta...

Paratletas de Videira brilham nas Paraolimpíadas Escolares 2025

Cinco paratletas de Videira participam nesta semana das Paraolimpíadas...

Ponte da Linha Cerro Branco é entregue após manutenção

O prefeito Alencar Mendes anunciou a entrega da ponte...

Caçadorense conquista o 4º lugar no Nacional de Tiro Desportivo

O caçadorense Jaime Jung conseguiu mais uma expressiva marca para o...

Amimu promove Tarde Musical à Moda Brasileira

O evento Tarde Musical à Moda Brasileira tem o...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Homem morre eletrocutado em Lebon Régis

Um homem morreu eletrocutado na localidade de Faxinal São...

Outros Tópicos Interessantes