Rádios RBV

Menu

Vereadores de Ibiam aprovam incentivos para aveia e silagem

A reunião ocorreu na sexta-feira (31) com a presença de todos os Vereadores

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

Esteve em pauta na ordem do dia da sessão extraordinária da Câmara de Ibiam projetos de iniciativa do Executivo voltados aos produtores rurais do Município.  A reunião ocorreu na sexta-feira (31) com a presença de todos os Vereadores.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Inicialmente o Presidente Clóvis João de Souza (MDB) colocou em 2ª discussão e votação o Projeto de Lei (PL) nº 823/25, que altera a redação da Lei nº 543/2014, elevando de 80kg para 120kg a quantidade de aveia fornecida aos produtores rurais no Programa Pastagens de Inverno do Município de Ibiam.

A Vereadora Cassia Pivetta (PP) argumentou que houve pouco tempo para análise da matéria, embora julgue importante o auxílio. Observa que faltou o estudo do impacto financeiro, como recomenda o parecer jurídico da Câmara. Ela avalia que isso pode incorrer no descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O projeto foi aprovado por todos os Vereadores.

Ainda o foi apreciado o Projeto de Lei (PL) nº824/25, que regulamenta o Programa de Incentivo ao Corte da Silagem de Milho de Ibiam, deixando a escolha do agricultor pelo prestador de serviço, evitando a dependência de um único prestador.

Para a Vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) a concepção do projeto é bom, porém a urgência em votar a matéria, impediu que houvesse consulta aos beneficiados. Destaca que deveria ser mantida a forma atual, e após a safra analisar as mudanças no incentivo.

Veja também

Onda de calor no Sul e Centro-Oeste pode durar até 7 de fevereiro

Governador de SC acompanha início da colheita da maçã em Fraiburgo

Pediu esclarecimentos ao líder do Prefeito na Câmara para apresentação de resolução do TCE/SC que impede pagamento ao produtor de horas máquinas, apenas por hectare. Busca saber sobre a forma que se dará a fiscalização da medição por hectare de quem têm direito ao incentivo.

José Henrique (PL) explicou que a fiscalização caberá a Secretaria de Agricultura via satélite no Google Earth. Afirma que confia no Prefeito, na qual comunicou que há decisão do TCE/SC.

Marcia argumentou que já existe incentivo com esta finalidade e, mesmo que houvesse algum imprevisto, têm funcionado. Questiona o que será feito com maquinários da Prefeitura que poderiam ser usados na silagem. Manifesta preocupação com os pequenos produtores que terão dificuldade em se adequar ao programa , especialmente, em encontrar o prestador de serviços e recairão no suporte do Executivo.

Finaliza, destacando que a promessa da atual Administração era de que haveria 100% de incentivo a silagem até 5 hectares. Após estas ponderações, afirma que votará favorável ao projeto.

O Veredor Wilmar Scuciato (PP) comentou que produtores pediram urgência para este incentivo. Em visita a algumas lavouras acompanhou feituras de silagem e observa que o milho esta “quase passando do ponto”, por isso será favorável ao projeto.

A Vereadora Cassia Pivetta (PP) reclamou do escasso tempo de análise da matéria, recordou que os produtores estavam satisfeitos com o formato. Salientou que a empresa recentemente credenciada, mesmo com maquinário de referência, não atende a demanda do Município.

Comenta que vai procurar se inteirar se não houve direcionamento no credenciamento da empresa. Ainda manifesta receio de que o produtor possa não conseguir encontrar prestador de serviço para silagem e perca o tempo da colheita do milho.

Questionou se o prestador dever ser Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica. Dúvida sanada por José Henrique (PL) que informou que precisar ter CNPJ para emissão da nota fiscal para receber o incentivo. Cássia afirma que é favorável ao projeto mas, com estas considerando essas especificações.

O Vereador José Henrique (PL) saudou o Diretor de Agricultura presente no plenário, representando o Secretário da pasta que estiveram a disposição para esclarecer sobre o projeto. Reforçou a importância dos nove vereadores em fiscalizar o Executivo Municipal.

Lembrou que no 1º ano de cada gestão não era prestado este serviço ou era limitado pois, era com maquinário da Prefeitura. Justifica a urgência perante uma safra expressiva e apenas uma empresa cadastrada não daria conta da demanda. Salientou que o Secretário de Agricultura terá um cronograma para atender os agricultores, mais necessitados.

Confirma que é promessa de Governo mas, não chegou.

O Vereador Selmo Laidnes (PDT) manifestou seu voto favorável porém, gostaria que fosse aprovado como havia sido prometido no plano de governo, visto que a população esperava por este compromisso.

O Vereador Miguel Felicetti (MDB) acredita que o incentivo atende a necessidade do agricultor porém, observa o despreparo do Poder Público que desde 06 de outubro teve tempo para montar uma equipe qualificada na Agricultura e preparar-se para que nos primeiros dias de governo dar suporte para colheita da silagem.

Espera que o novo programa dê certo, visto que a responsabilidade de contratar a empresa ficou ao agricultor e que o serviço ocorra no prazo determinado. Finaliza cobrando o plano de governo, na qual até 5 hectares seria 100% pago pelo Executivo e acima disso 50% pago.

A Vereadora Marcia Gomes de Oliveira (PP) retomou a palavra para reforçar a cobrança do compromisso de 100% no subsídio pelo Executivo no serviço de silagem. Porém, não votará contra com intuito de atrapalhar a gestão e prejudicar o agricultor.

Porém, contesta o formato em que a atual Administração se isenta da responsabilidade de contratar a empresa e incumbe ao produtor ou seja, estão “fugindo dessa responsabilidade”.

Colocado em votação, o projeto foi aprovado, de forma unânime, pelos Vereadores.

A sessão encerrou com a convocação do Presidente da Câmara, Clóvis João de Souza (MDB) para abertura do calendário de sessões de fevereiro, na próxima terça-feira (04).

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

TSE informa que Gusttavo Lima tem pendências com a Justiça Eleitoral

O cantor Gusttavo Lima, que pode ser candidato à...

Cobalchini: “O Brasil precisa de um Congresso que trabalhe pelos brasileiros”

O deputado federal por Santa Catarina, Valdir Cobalchini (MDB),...

Douglas Mello anuncia pré-candidatura a deputado estadual

O ex prefeito de Lebon Régis, Douglas Mello, será...

Pessoas que residem debaixo de pontes são retiradas em Caçador

A Defesa Civil de Caçador juntamente com a Guarda...

Câmara de Vereadores de Videira realiza primeira sessão do ano

Na primeira sessão ordinária de 2025, ocorrida na terça-feira...

Mais Lidas da semana

Crime choca cidade do interior do Paraná

Um crime chocou o município de General Carneiro, interior...

Resort Recanto da Serra promete mudar o cenário de Caçador

Um dos maiores empreendimentos do Estado de Santa Catarina...

Homem sem filhos é preso por atraso de pensão

Gustavo Ferreira, de 20 anos, foi preso por engano...

Bebê recém-nascido foi encontrado em terreno baldio

Na manhã deste domingo (02), um bebê recém-nascido foi...

Homem é baleado no interior de Tangará

Um homem de 38 anos foi baleado na noite...

Outros Tópicos Interessantes