Foto: Eduardo Tarasca
O novo presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, realiza sua primeira agenda institucional no Meio-Oeste do estado nesta terça e quarta-feira, dias 8 e 9 de abril. Ele participará das posses das novas diretorias das Subseções da OAB em Curitibanos, Videira, Caçador e Campos Novos, além de promover diálogos com a advocacia local sobre temas de interesse da classe e da sociedade.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em Curitibanos, a posse ocorrerá nesta terça-feira (8), às 11h, na Câmara Municipal (Rua Archias Ganz, n° 288, Bosque), com Roberto João Scheffer assumindo a presidência da Subseção e Stéli Ceolla Ribeiro como vice-presidente. No mesmo dia, às 19h, em Videira, será empossada a nova diretoria com Adriano Pelissaro Rezzadori como presidente e Sidnéia Mafioleti Godinho como vice, na sede da OAB local (Rua Adolfo Konder, n° 317, Alvorada).
A agenda continua na quarta-feira (9), com a posse da diretoria da OAB de Caçador às 11h, na Câmara Municipal (Rua Fernando Machado, n° 139, Centro), onde Douglas Renan Klabunde assumirá a presidência e Lucas Ferenc a vice. Em seguida, às 19h, Campos Novos receberá a cerimônia de posse de Janaína Dias de Deus Camargo e Andrea Pugsley, respectivamente presidente e vice, na sede da Subseção (Rua Nereu Ramos, n° 1.034, Santo Antônio).
Veja também
PM apresenta 29 novos policiais para a segurança de Caçador
Encontro de carros antigos movimenta Caçador no final de semana
Mudanças no trânsito já estão valendo em Videira
Durante as visitas, Mandelli também irá abordar frentes de atuação da Seccional. Uma das principais é o combate ao “golpe do falso advogado”, com a Operação Contragolpe da Ordem, que conta com um núcleo de inteligência de dados e apoio do Ministério da Justiça, após articulação com o Conselho Federal da OAB. A Polícia Federal está encarregada da investigação dos crimes, que têm causado prejuízos à população e à advocacia, especialmente por meio de transferências via PIX.
Outra ação relevante diz respeito à defesa da prerrogativa da sustentação oral durante julgamentos, ameaçada por normativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A regra está temporariamente suspensa após a atuação conjunta da OAB/SC com o Conselho Federal e outras Seccionais. “Trabalhamos para assegurar nossa prerrogativa profissional para garantir o devido processo legal, o direito de defesa e o pleno acesso à justiça”, afirma o conselheiro federal catarinense Rafael Horn. A OAB acompanha ainda a tramitação de um projeto de lei sobre o tema, proposto pela deputada federal Carmen Zanotto.
A OAB/SC também está atenta a outra normativa do CNJ que coloca em risco o serviço de advocacia dativa, essencial para atender gratuitamente cidadãos em situação de vulnerabilidade. O sistema catarinense de Assistência Judiciária Gratuita (AJG) conta com 12,6 mil profissionais na ativa, realiza cerca de 7,5 mil atendimentos mensais e já beneficiou mais de meio milhão de pessoas. A Seccional apoia ajustes na proposta nacional para manter a eficácia do modelo vigente no estado. “Não fosse esse exitoso e célere modelo, milhares de catarinenses não teriam acesso à justiça”, reforça Mandelli.
Outro destaque da atual gestão é o lançamento do Plano de Ação para Valorização da Advocacia Feminina, que consolida uma política permanente de promoção da paridade e igualdade de gênero na instituição. A OAB/SC conta hoje com três mulheres entre os seis cargos principais da diretoria, incluindo a vice-presidência, ocupada por Gisele Kravchychyn. Na Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), três das cinco diretorias titulares também são exercidas por mulheres.
Nossas Redes Sociais
O Caçador Futsal entra em quadra neste sábado, 12 de abril, às 19h, no Ginásio…
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira (8) indica que desde a madrugada…
Na última semana, as regiões do Extremo Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina receberam…
Caçador inicia vacinação contra a gripe (influenza) nesta segunda-feira (7), deixando a imunização disponível para…
Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, a Prefeitura de Videira…
A Maxiplast Embalagens, uma das principais referências nacionais em soluções plásticas para o setor industrial,…
This website uses cookies.