A instabilidade no fornecimento de energia elétrica afetou milhares de consumidores no Meio-Oeste catarinense na noite deste domingo (21). Dados da Celesc atualizados às 19h48 apontavam que a Regional de Joaçaba concentrava o maior número de interrupções registradas em Santa Catarina, com 14.979 unidades consumidoras sem energia.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O município mais impactado foi Campos Novos, que registrava 11.789 unidades afetadas. Na sequência aparecem Brunópolis, com 1.413 consumidores sem energia, e Abdon Batista, com 1.343.
Também foram registradas ocorrências
- Campos Novos: 11.789 unidades
- Brunópolis: 1.413 unidades
- Abdon Batista: 1.343 unidades
- Erval Velho: 150 unidades
- Monte Carlo: 101 unidades
- Zortéa: 77 unidades
- Herval d’Oeste: 72 unidades
- Luzerna: 19 unidades
- Vargem: 8 unidades
- Água Doce: 2 unidades
- Lacerdópolis: 2 unidades
- Piratuba: 2 unidades
- Ibicaré: 1 unidade
Regional de Joaçaba concentrou maioria dos casos
De acordo com a Celesc, a maior parte das interrupções foi provocada por desligamentos acidentais.
Veja também
Mulher fica ferida após carro colidir contra barranco no interior de Tangará
Adolescente morre em colisão entre moto e carro na BR-282 em Campos Novos
Em todo o estado, 17.302 unidades consumidoras estavam sem energia no horário da atualização, sendo que 16.428 casos estavam relacionados a ocorrências não programadas.
Com isso, a Regional de Joaçaba respondeu por grande parte dos problemas registrados em Santa Catarina, concentrando mais de 86% das unidades afetadas.
Falha em transformador pode ter contribuído para interrupções
Informações apuradas pelo Jornal O Celeiro indicam que uma explosão em um transformador pode ter contribuído para o problema registrado em Campos Novos, município mais afetado pela ocorrência.
Além disso, o aumento no consumo de energia durante a noite, impulsionado pela iluminação pública e pelo uso de equipamentos elétricos nas residências, pode ter agravado a sobrecarga no sistema.
Até o momento, a Celesc não divulgou oficialmente a causa das interrupções, mas informou que equipes seguem mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia nas cidades atingidas.
Equipes trabalham para normalizar o sistema
A concessionária mantém o monitoramento da rede elétrica e realiza os reparos necessários para reduzir os impactos aos consumidores.
A expectativa é que o fornecimento seja restabelecido gradativamente à medida que os trabalhos avancem nas áreas afetadas.

