Rádios RBV

Menu

Ração contaminada mata mais de 280 cavalos em todo o país

A contaminação ocorreu por falhas no controle da matéria-prima, que continha plantas tóxicas

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

O número de cavalos mortos por consumir ração contaminada subiu para 284, conforme atualização divulgada nesta terça-feira (22) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A ração foi produzida pela empresa Nutratta Nutrição Animal, que segue com a produção e comercialização totalmente suspensas até que comprove a correção de todas as falhas encontradas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As investigações indicam que a contaminação ocorreu por falta de controle na matéria-prima utilizada na fabricação.

Segundo o Mapa, foram encontrados resíduos de plantas do gênero Crotalaria, conhecidas por conter uma substância altamente tóxica para os animais.

Como surgiu a denúncia da contaminação?

A suspeita sobre a ração surgiu no dia 26 de maio, após uma denúncia envolvendo a morte de cavalos no estado de São Paulo.

A partir desse primeiro caso, novas ocorrências em cavalos foram registradas em diferentes regiões. Em comum entre todas elas, os animais afetados haviam consumido rações fabricadas pela mesma empresa.

Além disso, as inspeções realizadas nas instalações da Nutratta constataram graves falhas nos processos de produção e no controle de qualidade.

Quais os efeitos tóxicos e medidas em andamento?

De acordo com o Mapa, as substâncias detectadas são proibidas na formulação de rações por seus efeitos prejudiciais. Elas podem causar danos hepáticos severos e até alterações genéticas nos animais.

Diante da gravidade, os lotes suspeitos estão sendo recolhidos e novas análises laboratoriais seguem em andamento para identificar possíveis outras contaminações.

Até o momento, a empresa Nutratta Nutrição não se pronunciou oficialmente. “As substâncias encontradas são proibidas na formulação de rações e podem provocar danos ao fígado e alterações genéticas nos animais”, reforça o Ministério.

O caso segue sob monitoramento das autoridades sanitárias. Enquanto isso, a recomendação é que produtores interrompam imediatamente o uso de rações de cavalos da marca até novo posicionamento oficial.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Incêndio destrói loja de móveis no centro de Concórdia neste sábado

Na tarde deste sábado (26), um incêndio de grandes...

Atleta sofre ataques racistas nos Joguinhos Abertos em SC

Durante os Joguinhos Abertos realizados em Rio do Sul,...

Homem tem corpo partido ao meio após atropelamento fatal na BR-282

Um atropelamento extremamente violento causou a morte de um...

Jovem é preso com R$ 5 mil em notas falsas após sair dos Correios em Caçador

Na manhã desta sexta-feira (25), a Polícia Militar de...

Conta de luz fica ainda mais cara em agosto com bandeira vermelha nível 2

A partir de agosto de 2025, os consumidores brasileiros...

Mais Lidas da semana

Jovens vítimas de acidente fatal na SC-135 são identificadas em Caçador

Foram identificadas as vítimas do grave acidente ocorrido na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de oscilações

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Indústrias de SC podem ter demissões em massa com tarifa de 50% dos EUA

Empresas do setor madeireiro e as indústrias de móveis...

Venezuela impõe tarifas de até 77% sobre produtos do Brasil

A Venezuela passou a cobrar, de forma repentina, tarifas...

Dois mortos em acidente entre Caçador e Calmon

Na madrugada deste domingo (20), um grave acidente de...

Outros Tópicos Interessantes