O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina recebeu 6.538 trotes em 2025, o que equivale a uma média de 17,91 ligações falsas por dia. Apesar do volume elevado, a Secretaria de Estado da Saúde ressalta que esse número representa uma redução de 4,6% em comparação a 2024, quando foram registradas 6.856 chamadas falsas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a secretaria, o SAMU consegue identificar quando uma ligação se trata de trote.
Nesse caso, o registro é feito no sistema, e, caso a pessoa permaneça tempo suficiente na linha, é orientada sobre a prática incorreta.
Vale lembrar que o trote é crime, conforme o artigo 266 do Código Penal, com pena de detenção de um a três anos e multa.
Veja também
Três apostas de SC acertam cinco dezenas e Mega-Sena acumula
Carga de cerveja é saqueada após caminhão incendiar na BR-376
Em 2025, as chamadas falsas representaram 0,7% do total de chamadas para o número 192, que somaram 914.106 contatos, incluindo as verdadeiras e as falsas.
Distribuição regional e ações de conscientização
O Vale do Itajaí liderou o ranking estadual, com 1.721 trotes ao SAMU, seguido pela região
- Norte – 1.411
- Grande Florianópolis – 907
- Litoral Norte – 873
- Sul – 728
- Oeste (região de Chapecó) – 444
- Serra – 309
- Meio-Oeste (região de Joaçaba) – 145
Para reduzir as ligações falsas, a secretaria mantém o projeto Educa SAMU, que promove campanhas de conscientização em escolas, já que a maioria das chamadas é feita por crianças e adolescentes.
A iniciativa visa explicar os riscos e impactos que os trotes causam, como atrasos no atendimento a pessoas realmente em situação de emergência e desperdício de recursos essenciais à saúde.

