Ícone do site PortalRBV

Santa Catarina ultrapassa 102 mil acidentes de trânsito em 2025

Santa Catarina ultrapassa 102 mil acidentes de trânsito em 2025

Foto: Divulgação

Santa Catarina atingiu, em 2025, um número alarmante no trânsito: mais de 102 mil acidentes registrados entre janeiro e maio. Segundo dados consolidados do painel de estatísticas do Detran-SC, a média mensal chega a 19.500 ocorrências, revelando a gravidade da situação nas estradas catarinenses.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Nesse período, o estado já contabiliza 791 mortes no local dos acidentes. Esse número não inclui vítimas que faleceram após atendimento hospitalar, o que indica que a realidade pode ser ainda mais grave.

Somente no último fim de semana, seis pessoas perderam a vida em sinistros registrados nas rodovias federais. Entre os casos, houve colisões com veículos de luxo e motos de alta potência, saídas de pista e ocupação irregular de automóveis.

O chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal em SC, Adriano Fiamoncini, fez um alerta.

Ele afirma: “As ocorrências desse final de semana são uma boa amostra do que está acontecendo.” Em um dos casos, seis pessoas estavam em um carro com apenas cinco assentos. “Com certeza, alguém estava sem cinto de segurança.”

Fiamoncini destaca que a maioria dos acidentes é causada por decisões equivocadas dos motoristas, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e, principalmente, o uso do celular ao volante.

Celular x direção

Segundo levantamento do Portal do Trânsito, usar o celular ao dirigir é a terceira principal causa de morte no trânsito no Brasil e aumenta em até 400% o risco de acidentes.

“É uma praga no trânsito que só aumenta. As pessoas não conseguem mais se desligar das redes sociais e dos aplicativos de conversa, mesmo enquanto dirigem”, alerta Fiamoncini.

“O motorista tem que estar 100% focado na estrada. Se precisar usar o celular, que pare em um local seguro.”

O Código de Trânsito Brasileiro classifica o uso de celular ao volante como infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. Em 2025, mais de 33 mil motoristas já foram flagrados cometendo essa infração em SC.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile