Ícone do site PortalRBV

SC registra 18 pessoas salvas de afogamento por dia na temporada 2025/2026

SC registra 18 pessoas salvas de afogamento por dia na temporada 2025/2026

Foto: CBMSC

Desde o início da pré-temporada de verão em Santa Catarina, em novembro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar registrou a impressionante marca de 1.267 pessoas salvas de afogamentos em todo o Estado. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (13), isso representa uma média de cerca de 18 resgates por dia, mostrando a importância da presença constante das guarnições na temporada de verão.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O levantamento considera o período entre 1º de novembro de 2025, quando começou a pré-temporada, até 11 de janeiro de 2026, já em plena temporada de verão.

Durante esse intervalo, 60 pessoas sofreram afogamentos, mas conseguiram se recuperar sem que os casos evoluíssem para óbitos.

Infelizmente, 12 pessoas morreram tanto na praia quanto no mar, sendo nove delas em áreas sem a presença de guarnições.

Nos rios, foram sete mortes registradas, todas em locais não guarnecidos, reforçando a necessidade de cuidado redobrado em regiões sem supervisão.

Além dos afogamentos, a temporada também registrou altos índices de acidentes com águas-vivas: foram 33 mil casos entre novembro de 2025 e janeiro de 2026.

Durante o mesmo período, mais de mil crianças que se perderam nas praias foram localizadas e entregues às famílias graças ao trabalho das equipes de salvamento.

Santa Catarina conta atualmente com 2.053 guarda-vidas distribuídos em 429 postos pelo Estado.

A infraestrutura disponível inclui dois helicópteros, 52 moto aquáticas, 134 viaturas, 158 embarcações, 35 quadriciclos e três aviões, garantindo uma atuação rápida e eficiente em qualquer emergência.

Apenas na última semana, de 6 a 12 de janeiro, foram realizados 232 salvamentos e resgates, além de mais de um milhão de ações preventivas pelos guarda-vidas civis e militares.

Foto: Corpo de Bombeiros

Os acidentes com águas-vivas somaram 1.047 ocorrências, uma queda significativa em relação à semana anterior, que teve mais de 8 mil casos.

A única morte registrada no período foi de um jovem de 22 anos, em Passo de Torres, no Sul de SC, no Rio Mampituba.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile