Abandono de animais segue preocupando voluntários e ONGs da região

Entidades relatam a grande incidência de animais abandonados e também vítimas de maus-tratos, o que pode ser denunciado à Polícia

Mesmo com campanhas constantes de conscientização, o abandono de animais continua sendo uma realidade enfrentada diariamente por entidades de proteção animal. A Associação Focinhos do Amor (AFOAMO) segue registrando casos de cães e gatos deixados em situação de extrema vulnerabilidade, muitos deles vítimas de maus-tratos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a voluntária da entidade, Maria Margarida Schikorski, somente nos últimos dias a ONG acolheu cinco gatinhos abandonados dentro de uma caixa e uma cachorra que chegou sem conseguir caminhar, acompanhada de seus filhotes. Situações como essas mostram que, apesar de todo o trabalho educativo realizado, o problema persiste.

Publicidade

Maria explica que o abandono não ocorre apenas quando o animal é deixado na rua, mas também quando tutores se ausentam e deixam cães e gatos sem água, sem comida e sem qualquer tipo de cuidado, caracterizando maus-tratos. De acordo com ela, o número de casos não chega a aumentar, mas segue estável, o que preocupa quem atua na causa animal.

A voluntária ressalta que nenhuma ONG ou município consegue atender a todas as demandas se não houver consciência e responsabilidade por parte da população. Para ela, o cuidado com os animais precisa ser encarado como um dever permanente de quem decide adotar.

Apesar do cenário desafiador, Maria Margarida mantém a esperança de que, com mais informação, empatia e educação, a realidade possa mudar ao longo do ano. Ela lembra que os animais são vidas, sentem dor, fome e frio, e merecem respeito.

A Associação Focinhos do Amor reforça que adotar é um ato de responsabilidade e que abandonar animais é crime previsto em lei. Casos de maus-tratos podem e devem ser denunciados pelo telefone 190, da Polícia Militar.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Aracéli Tomazi

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Programa da CASAN leva mais saneamento básico a Ibiam

A CASAN iniciou nesta semana as vistorias do Programa...

Estado registra caso de hantavirose e reforça alerta de prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina...

Motorista é levado ao hospital após colisão com poste em Fraiburgo

Uma motorista ficou ferida após se envolver em um...
00:06:53

Mãe aos 13 anos relata os desafios da maternidade na adolescência

A rotina de Maria Eduarda Lickoski mudou drasticamente quando...
00:14:27

Mãe transforma produção de donuts em renda e união familiar

Moradora do bairro São Cristóvão, em Caçador, Mariana Peppes...
00:08:26

Aos 42 anos, jornalista realiza sonho da maternidade

A jornalista Juciele Baldissarelli vive neste ano um momento...

Fim de semana será de chuva intensa e frio em SC

A atuação de uma frente fria sobre Santa Catarina...

Prefeitura de Videira alerta para tentativa de golpe com e-mails falsos

A Prefeitura de Videira emitiu um alerta à população...