Análise por satélite estima que quase 59 mil construções foram danificadas por terremotos na Venezuela

O estudo foi elaborado com base em imagens captadas pelo satélite europeu Sentinel-1, comparando registros feitos antes e depois dos terremotos

Uma análise preliminar realizada por pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, aponta que cerca de 58,9 mil construções podem ter sido danificadas ou destruídas pelos fortes terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O estudo utilizou imagens de satélite obtidas após os tremores para identificar regiões com maior probabilidade de destruição. Segundo os pesquisadores, o levantamento serve como ferramenta para orientar equipes de emergência e direcionar inspeções em campo, mas os números ainda dependem de confirmação.

Publicidade

Imagens de satélite indicam áreas mais afetadas

Os terremotos ocorreram no norte da Venezuela, nas proximidades das cidades de San Felipe e Yumare. O primeiro abalo registrou magnitude 7,2, seguido por outro tremor ainda mais intenso, de 7,5.

Além da região dos epicentros, os abalos também foram sentidos na costa central e na região metropolitana de Caracas, aumentando a preocupação com possíveis danos estruturais em áreas densamente povoadas.

A análise revelou uma maior concentração de construções possivelmente afetadas na faixa costeira e no corredor urbano que se estende até a capital venezuelana.

Levantamento ainda depende de confirmação em campo

O estudo foi elaborado com base em imagens captadas pelo satélite europeu Sentinel-1, comparando registros feitos antes e depois dos terremotos. As informações analisadas abrangem cerca de 75% da área terrestre incluída no levantamento.

O sistema identifica alterações significativas na superfície, como desabamentos, deslocamento de escombros e danos em edifícios. Uma das imagens foi registrada na noite de quarta-feira, cobrindo a região próxima aos epicentros. Outra foi captada na manhã de quinta-feira (25), incluindo Caracas e bairros populosos, como Petare e Antímano.

Apesar dos resultados, a NASA alerta que a estimativa não representa uma contagem definitiva das edificações atingidas. O levantamento ainda não foi confrontado com vistorias presenciais nem com relatórios completos das equipes de emergência.

Dados ajudam a direcionar operações de resgate

Os pesquisadores destacam que algumas áreas ficaram fora da cobertura dos satélites ou apresentavam poucas construções, enquanto edificações muito pequenas ou localizadas muito próximas umas das outras podem não ter sido identificadas individualmente.

Segundo os responsáveis pela análise, as informações têm como principal objetivo auxiliar na localização das áreas mais críticas, permitindo que as autoridades priorizem as inspeções e as ações de resposta ao desastre.

A confirmação da situação de cada imóvel dependerá de imagens de maior resolução e das avaliações realizadas diretamente pelas equipes técnicas no local.

Terremotos devastam a Venezuela; número de mortos cresce e buscas por sobreviventes continuam
Foto: Reprodução

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Plano Safra 2026/2027 terá R$ 525,1 bilhões para o agronegócio e reduz taxas de juros

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (30) o Plano...

Líder do PCC morre em confronto com policiais no Meio-Oeste

Um homem apontado pelas forças de segurança como uma...

Réus acusados de matar homem em situação de rua serão julgados

Dois réus acusados de homicídio triplamente qualificado, destruição de cadáver e...

Câmara de Videira vota projeto que viabiliza asfalto entre Sede Etelvina e Imbuial

A Câmara de Vereadores de Videira vota nesta terça-feira...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 106/2026 Pregão Eletrônico n. 41/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Produtores participam de curso sobre acolhida e turismo no meio rural

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tangará,...
00:00:00

Café com Notícias – 30/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=LXnvUk5SRS8

Prepare os casacos: nova onda de frio avança sobre o Centro-Sul do país

Uma nova massa de ar polar deve avançar sobre...