Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Ataque em escola no Canadá deixa 10 mortos

Outras 25 pessoas ficaram feridas. A mulher atiradora também foi encontrada sem vida

Um ataque a tiros registrado na terça-feira (10) abalou o Canadá ao resultar na morte de dez pessoas e deixar outras 25 feridas. A ofensiva ocorreu em uma escola e em uma residência na cidade de Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica. De acordo com as autoridades, a autora do atentado também morreu.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O episódio, considerado um dos mais letais da história recente do país, aconteceu em um município remoto com pouco mais de 2 mil habitantes, localizado no oeste canadense. Por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), a atiradora iniciou os disparos dentro da Tumbler Ridge Secondary School, instituição de ensino médio que atende aproximadamente 160 estudantes.

Publicidade

Segundo a polícia, seis vítimas morreram nas dependências da escola. Outras duas foram encontradas sem vida em uma casa nas proximidades. Uma das pessoas atingidas chegou a ser socorrida, mas não resistiu durante o transporte ao hospital. Os demais feridos foram encaminhados para atendimento médico, porém o estado de saúde deles não havia sido detalhado até a última atualização.

A suspeita foi localizada morta dentro da escola. Conforme informou a polícia, há indícios de que ela tenha tirado a própria vida. Durante o ataque, um alerta foi enviado à população descrevendo a atiradora como uma pessoa do sexo feminino, de vestido e cabelos castanhos.

O jornal canadense “Western Standard” informou que a autora dos disparos foi identificada como Jesse Strang, mulher transgênero de 18 anos e estudante da instituição. Colegas confirmaram a identidade ao veículo e a descreveram como uma pessoa “tranquila e gente boa”, mas que era “quieta e meio deslocada”.

Ataques são raros no Canadá

O caso gerou forte comoção na cidade e em todo o país, onde episódios de violência armada são incomuns, especialmente quando comparados aos Estados Unidos. A legislação canadense estabelece regras mais rigorosas para aquisição e porte de armas de fogo.

O ataque em Tumbler Ridge figura entre os mais mortais já registrados no país. Em abril de 2020, um homem de 51 anos matou 22 pessoas na província da Nova Escócia ao longo de 13 horas, disfarçado com uniforme policial e dirigindo uma viatura falsa, antes de ser morto pela polícia. Já em dezembro de 1989, no episódio mais grave em ambiente escolar no Canadá, um atirador assassinou 14 estudantes e feriu 13 na Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, antes de cometer suicídio.

Repercussão

O primeiro-ministro Mark Carney declarou estar profundamente abalado com o ocorrido. “Minhas orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos nesses atos horríveis de violência”, escreveu nas redes sociais.

A ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, destacou a rápida resposta das autoridades. “Esta é uma comunidade pequena e unida, com um pequeno destacamento da Polícia Montada Real Canadense (RCMP), que respondeu em dois minutos, sem dúvida salvando vidas hoje”, afirmou a jornalistas.

Em razão do atentado, Carney cancelou sua participação na Conferência de Segurança de Munique. Outras lideranças políticas também se pronunciaram, como os primeiros-ministros de Saskatchewan, Scott Moe, e de Quebec, François Legault. O líder do Partido Conservador, Pierre Poilievre, declarou estar consternado. “Estou devastado ao saber que muitas pessoas inocentes foram mortas e feridas em um ato de violência sem sentido em uma escola secundária local em Tumbler Ridge”, escreveu.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morte de cães em Herval d’Oeste é analisada sob segredo de justiça

A Justiça da Comarca de Herval d’Oeste conduz, em...

Cadela salva de sucuri de 3 metros é adotada por sargento do Exército

Uma cadela foi salva de um ataque de sucuri...

Consultores de Caçador e Videira são destaques no Prêmio Sebrae Valoriza

A Regional Centro-Norte do Sebrae/SC teve protagonismo na edição...

Aposta de SC acerta os 15 números da Lotofácil e leva R$ 1 milhão

Uma aposta realizada em Florianópolis acertou todos os 15...

Calmon avança com regularização de terrenos e selo 5G

O município de Calmon deu dois passos importantes nesta...

Mais Lidas da semana

Gasolina fica mais cara para o consumidor apesar dos cortes da Petrobras

Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu em 16,4%...

Vítimas do ônibus que caiu em ribanceira tinham entre 50 e 62 anos

Foram identificadas as quatro vítimas que morreram no grave...

Sindicato dos Professores vai à Justiça para liberar banheiros unissex nas escolas de SC

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina...

Homem morre após ser esmagado pela cabine de caminhão no Meio-Oeste

Um grave acidente de trabalho resultou na morte de...

Carreta tomba e interdita SC-350 sentido à BR-153

Uma carreta tombou na SC-350 sentido a BR-153 no...

Outros Tópicos Interessantes