Segurança

Avião de MG cai em SC e deixa duas pessoas mortas

Um avião de MG cai em SC e deixa duas pessoas mortas. Avião particular vindo de Governador Valadares com destino a Florianópolis caiu no fim da noite de segunda-feira (3). A aeronave foi encontrada destruída em uma área de mata próxima da SC-416, entre Garuva e Itapoá, no Norte de Santa Catarina. Ao menos duas pessoas morreram.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, as buscas foram iniciadas por volta das 0h30min desta terça-feira (4). O avião teria tentado fazer um pouso em Joinville, arremeteu e acabou caindo na região.

O Aeroporto de Joinville informou que a aeronave não tinha pouso previsto para o aeródromo, mas o piloto chegou a fazer contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda-feira. Agora, as equipes estão dando apoio aos trabalhos de busca dos órgãos competentes.

Os bombeiros também confirmaram durante a manhã de terça-feira que a aeronave foi encontrada destruída e que duas pessoas morreram.

Veja também

Morre vítima de acidente ocorrido no domingo (02) na SC-355

Cachorro que caiu em poço com 15m de profundidade é resgatado

De acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião é da empresa Conserva de Estradas, era um modelo Beech Aircraft de 1982, realizava serviços aéreo privado e estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) regularizado, com vencimento apenas para 2025.

As buscas

Além do Corpo de Bombeiros Militar, a Força Aérea Brasileira (FAB) também atuou nas buscas pelo avião mineiro. Foram usadas as aeronaves SC-105 Amazonas e H-36 Caracal.

A SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.

A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.

Já a H-36 Caracal é conhecida por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais. Sua ampla cabine permite acomodar cargas variadas, desde equipamentos até suprimentos médicos. Essa flexibilidade possibilita que o helicóptero seja utilizado em uma ampla gama de missões, incluindo Evacuações Aeromédicas, resgate em áreas remotas e desdobramento de tropas em zonas de conflito.

“Dotado de sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, o H-36 Caracal é capaz de operar em ambientes desafiadores, proporcionando às tripulações maior segurança e eficiência. Seus motores e sistema de rotor sofisticado permitem voos de longa distância, velocidade operacional elevada e possibilidade de decolagem e de pouso em diferentes condições climáticas e locais. Além disso, o helicóptero possui capacidade para operações noturnas e recursos para utilização de sistemas de armas integrados, aumentando sua eficácia em missões de apoio tático”, informou nota da FAB.

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Adolescente que invadiu escola em Caçador será internado

O adolescente de 16 anos, que no começo da semana teria invadido uma escola em…

6 minutos ago

ExpoACIAF 2025 em Fraiburgo tem programação para toda família

A ExpoACIAF 2025 começa hoje, 3 de abril, com uma programação intensa para os próximos…

33 minutos ago

Caçador Futsal vence e garante vaga na semifinal da Olifrai

O Caçador Futsal conquistou uma grande vitória na noite de quarta-feira (02) e garantiu sua…

46 minutos ago

Três catarinenses são premiados no sorteio da +Milionária

Três moradores de Santa Catarina foram premiados no concurso 238 da +Milionária, a loteria considerada…

57 minutos ago

Anvisa proíbe lâmpadas de alta potência para bronzeamento artificial

Nesta quarta-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução histórica que…

2 horas ago

Atendimento pediátrico é ampliado em Pinheiro Preto

O prefeito de Pinheiro Preto, Professor Mauro, e o Secretário Municipal de Saúde, Amauri Brandalise,…

2 horas ago

This website uses cookies.