Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Avião que caiu no Cazaquistão pode ter sido abatido por sistema antiaéreo russo

Entre os 67 ocupantes, 29 sobreviveram, e 11 seguem em estado grave

O avião da Azerbaijan Airlines, fabricado pela Embraer, que caiu na última quarta-feira (25) no Cazaquistão, deixou 38 mortos e gerou intensas especulações sobre as causas. Segundo fontes ouvidas pela Reuters, a aeronave pode ter sido abatida por um sistema de defesa aérea russo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A informação inicial foi divulgada por Andriy Kovalenko, da segurança nacional ucraniana, que apontou imagens de coletes salva-vidas perfurados como evidência. Especialistas em aviação e militares corroboraram essa avaliação.

Publicidade

A aeronave, que transportava 67 pessoas, fazia a rota entre Baku, no Azerbaijão, e Grozny, na Chechênia, quando caiu no Cazaquistão. O avião havia desviado centenas de quilômetros de sua trajetória original antes do acidente.

Dados do Flightradar24 mostraram interferências no GPS e movimentos irregulares no trajeto, o que levantou suspeitas sobre a interferência de tecnologia russa na região.

Autoridades do Cazaquistão e da Rússia pediram cautela nas conclusões. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou que as investigações ainda estão em andamento. Mäulen Äşimbaev, presidente do Senado cazaque, garantiu que todos os dados serão divulgados ao público, reforçando que não há interesse em ocultar informações.

Veja também

Confira as novidades lançadas pelo Whatsapp em 2024

Troca de presentes pós-Natal: Saiba os direitos do consumidor

Enquanto isso, especialistas contestaram a hipótese inicial de colisão com aves. O canal russo Fighterbomber, gerido por um capitão do Exército, divulgou imagens de buracos no avião, que indicam danos semelhantes aos causados por mísseis.

Especialistas de diferentes países, incluindo o brasileiro Lito Sousa, reforçaram essa tese, descartando danos causados por impactos naturais.

Além das investigações, o Cazaquistão informou que a caixa-preta da aeronave foi encontrada, e equipes trabalham para identificar as vítimas.

Entre os 29 sobreviventes, 11 permanecem em terapia intensiva. Autoridades também avaliam o impacto do mau tempo e possíveis interferências de drones na Chechênia antes do acidente.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Casal é preso após aplicar golpe com adesivo de falso 0800 em caixa eletrônico

Um casal foi preso pela Polícia Militar após aplicar...

Família de Caçador busca ajuda para tratamento da bebê Ana Clara

A pequena Ana Clara, de 1 ano e 2...

Sala de psicomotricidade da AVEA é reformada e promove inclusão em Videira

Com grande alegria, o Instituto Master celebrou, na tarde...

Jantar em família deixa seis pessoas intoxicadas em SC

Seis pessoas da mesma família foram hospitalizadas na noite...

Mais de 3 mil candidatos são eliminados no primeiro dia de prova do Enem 2025

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio...

Mais Lidas da semana

Ciclone extratropical provoca tempestades intensas na sexta e sábado em SC

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a formação de...

Polícia prende homem por ato obsceno em via pública em Videira

No sábado, por volta das 14 horas, a Polícia...

Mulher de Videira fica presa aos pedais em acidente na SC-355 e é resgatada

Na manhã desta quinta-feira, o Trem de Socorro do...

Nova imagem de Nossa Senhora surge em tronco de pinus em SC

Um novo episódio de fé chamou atenção em Santa...

Agricultor fica ferido após tombamento de trator em comunidade do interior

Na manhã desta quarta-feira (5), um agricultor ficou ferido...

Outros Tópicos Interessantes