Uma operação coordenada desmontou, nesta quarta-feira (3), uma invasão irregular surpreendente em Balneário Camboriú. Localizado em uma área de vegetação no Bairro da Barra, o espaço foi descoberto por fiscais da Diretoria de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental (DCOI). Eles encontraram uma casa improvisada, feita com lona e bambu, equipada com móveis, banheiro artesanal e até um sistema de monitoramento por câmeras de segurança.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A ação foi motivada por denúncias da população. A Secretaria de Segurança e Ordem Pública mobilizou a equipe após receber informações sobre a construção ilegal.
Ao chegarem no local, os fiscais se depararam com um barraco dividido em três ambientes.
No interior, havia um jogo completo de sofá, chuveiro artesanal montado com galão de água e lata de refrigerante, além de uma latrina improvisada usando uma cadeira com assento sanitário.
Durante a operação, os agentes retiraram uma grande quantidade de lixo — foi necessário um caminhão para transportar os resíduos.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, major Geraldo Rodrigues, destacou a complexidade da ação.
“O local era de acesso difícil, o que dificultou tanto a chegada das equipes quanto o transporte dos resíduos”, afirmou.
Ainda segundo Rodrigues, um homem foi abordado no local, mas recusou o auxílio oferecido pela Abordagem Social. Ele também ressaltou a importância da colaboração popular:

“A participação da comunidade é essencial. Os moradores podem denunciar ocupações irregulares pelo telefone 153, da Central de Operações e Monitoramento, ou pelo 156, da Abordagem Social”.
Entre janeiro e setembro deste ano, a DCOI realizou 181 operações de fiscalização em Balneário Camboriú, resultando na desmontagem de 83 invasões irregulares.