Bebê vítima de agressão morre na UTI em Joaçaba

Segundo a Polícia Científica, a criança tinha fraturas em diferentes partes do corpo e em estágios variados de cicatrização, o que indica que sofreu violência em mais de um momento

Na noite de quarta-feira (20), uma bebê de apenas 8 meses faleceu após dar entrada no Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba (SC), com sinais evidentes de agressão física. A delegada Fernanda Gehlen, da Polícia Civil de Campos Novos, confirmou o óbito. No entanto, até o momento, a causa exata da morte ainda não foi oficialmente divulgada.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A mãe da criança prestou depoimento à polícia na tarde do mesmo dia e foi liberada após ser ouvida. O caso segue sob investigação da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Campos Novos, cidade onde a família residia.

Publicidade

Segundo o laudo emitido pela Polícia Científica, as lesões constatadas no corpo da bebê são compatíveis com traumas contusos, ou seja, causados por impactos violentos. O documento revelou fraturas nas costas em diferentes estágios de cicatrização. Isso indica que a criança pode ter sofrido agressões físicas em mais de uma ocasião.

Além das fraturas, os peritos também encontraram lesões no antebraço e na coxa direita da criança. O caso é o segundo registro de morte de criança por supostas agressões em Santa Catarina somente nesta semana.

A situação teve início ainda na madrugada de quarta-feira. A mãe levou a bebê ao hospital de Herval d’Oeste alegando febre e dificuldades respiratórias. Após avaliação inicial, a criança foi imediatamente transferida para o Hospital Universitário Santa Terezinha, onde exames apontaram múltiplas fraturas e uma grave lesão pulmonar.

Devido ao quadro clínico delicado, a bebê foi encaminhada para a UTI e passou por cirurgia de emergência. Porém, infelizmente, não resistiu.

Durante o atendimento, a Polícia Militar notou inconsistências no relato da mãe, de 21 anos. Segundo os policiais, ela tentou esconder a existência do companheiro, padrasto da criança, que pode ter envolvimento direto nas agressões.

O Conselho Tutelar foi acionado de imediato para acompanhar a situação e garantir os direitos da criança e de seu irmão mais velho, que agora está sob os cuidados da avó materna.

Conforme a delegada responsável, o foco da Polícia Civil é apurar com precisão a dinâmica das agressões e responsabilizar todos os envolvidos. As investigações seguem em andamento até que todos os detalhes do crime sejam esclarecidos.

Este caso ocorreu apenas três dias após a morte de outra criança em Florianópolis. Lá, um menino de 4 anos também faleceu com suspeitas de maus-tratos. A mãe e o padrasto foram presos, embora neguem envolvimento nas agressões.

Em resposta ao caso da Capital, a prefeitura de Florianópolis anunciou a abertura de uma sindicância. O objetivo é apurar se houve falhas por parte do Conselho Tutelar e demais órgãos de proteção no atendimento da vítima. Segundo as primeiras informações, o Conselho já tinha conhecimento de agressões desde maio, mas não teria notificado o município.

Além disso, os serviços de apoio à criança e ao adolescente da prefeitura não foram acionados na ocasião. A sindicância terá prazo de 60 dias para apurar as responsabilidades administrativas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Segunda-feira será de frio intenso e geada no Meio-Oeste

O Meio-Oeste de Santa Catarina terá uma segunda-feira (13)...

Domingo é dia de final do Municipal de Voleibol Masculino de Pinheiro Preto

O Campeonato Municipal de Voleibol Masculino de Pinheiro Preto...

Bombeiros auxiliam mãe e recém-nascido após parto em residência

Uma ocorrência diferente da rotina de atendimentos de emergência...

Motorista fica ferido após bater contra muro em Rio das Antas

Um motorista de 29 anos ficou ferido após perder...

Mulher morre em colisão frontal entre dois carros na BR-116

Uma mulher de 36 anos morreu em um grave...

Capotamento envolvendo dois veículos é registrado na SC-464 entre Arroio Trinta e Iomerê

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos foi registrado...