A prefeitura de Blumenau decretou situação de emergência nesta segunda-feira (17) em virtude da forte chuva que atingiu o município. Segundo a Defesa Civil, foram mais de 60 milímetros até às 5h desta terça-feira (18), o que causou alagamentos e transtornos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
“O município sozinho não tem condições de arcar com todas as despesas de reconstrução, por isso o decreto é importante, para que possamos acelerar a vinda de recursos dos governos estadual e federal”, pontuou o prefeito Egidio Ferrari.
A Defesa Civil informou que registrou 55 ocorrências, 46 deslizamentos, uma análise de risco e nove chamados de alagamentos. Por volta das 20h, o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, assinou um decreto de emergência devido aos estragos causados pelas chuvas nos últimos dias.
Veja também
Mais de 50 famílias são afetadas por tempestade e vendaval em Monte Carlo
Pesquisa aponta que Jair Bolsonaro ganharia de Lula na corrida presidencial
Médico é condenado por armazenar pornografia infantil e gravar pacientes
Ruas como Gustavo Budag, Johann Ohf, Água Branca, Almirante Barroso, Gustavo Persuhn, General Osório, Joinville, entre outras, foram alagadas pelo forte temporal que atingiu o município nesta segunda-feira.
Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Educação do município informou que as aulas no CEI Paulo Freire, no bairro Itoupava Central, foram suspensas no período matutino devido aos estragos do temporal.
A água não chegou a atingir significativamente a estrutura. O principal impacto foi o acúmulo de sujeira, conforme informou a Secretaria de Educação. Equipes de limpeza estão no local realizando a higienização para garantir a normalização do ambiente o mais breve possível.
A EBM Machado de Assis também foi afetada, mas as aulas foram mantidas na unidade. As equipes de limpeza foram acionadas e as salas mais atingidas foram remanejadas para outros espaços dentro da escola. Imagens compartilhadas mostram o pátio da escola alagado.



Queda de árvore e carro em buraco
Um carro caiu em um buraco que se abriu durante a chuva. O caso aconteceu entre as ruas Bahia e Água Branca.
Nas imagens, registradas por uma câmera de segurança, é possível ver o momento em que o carro entra na rua, mas acaba caindo dentro do buraco aberto na via. Logo atrás, outro veículo quase o atingiu.
Na manhã desta terça-feira (18), o Morro da Companhia, na Rua Bruno Hering, bairro Bom Retiro, foi interditado devido a uma queda de árvore. A via só será reaberta após a limpeza da pista.
Mais chuva
De acordo com o AlertaBlu, a partir do final da manhã desta terça-feira, a combinação entre calor e áreas de baixa pressão provocam pancadas de chuva com trovoadas em Blumenau.
Há condição para chuva intensa em curto espaço de tempo, o que aumenta o risco para alagamentos e deslizamentos pontuais. Em caso de ocorrências, a população deve ligar para o 199 ou 193.
Mais de 15 mil sem energia
Segundo a Celesc, o temporal afetou a rede de distribuição de elétrica com ocorrências relacionadas a vegetação, afetando mais de 15 mil unidades consumidoras.
“Os principais municípios afetados foram Blumenau, Pomerode, Brusque e Timbó. Todo efetivo da Celesc e seus terceirizados estão em campo para restabelecer o fornecimento de energia elétrica. A previsão de normalidade dos fornecimentos de energia elétrica será hoje à tarde, caso não tenhamos um novo temporal no decorrer do dia”, disse.
Nossas Redes Sociais