O Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Videira recebeu nos dias 12 e 13 de setembro um Workshop de Resgate Veicular. O evento reuniu bombeiros militares e comunitários da 2ª Companhia de Videira, além de equipes de Salto Veloso, Lebon Régis, Fraiburgo, Rio das Antas, Tangará e Rio do Sul, com o objetivo de aprimorar técnicas de resgate em acidentes.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Conduzido pela equipe Condá de Chapecó, bicampeã nacional e 14ª colocada no mundial de resgate veicular, o treinamento visou a troca de experiências e o aperfeiçoamento das práticas operacionais para situações reais e competições. Este aprimoramento ganha relevância com a proximidade do 1º Desafio de Resgate Veicular, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em Videira.
A comandante do Corpo de Bombeiros de Videira, Capitã Nicole Ferreira Martins, explicou que a ideia do workshop surgiu após uma ocorrência complexa em Brunópolis, onde uma carreta tombou sobre um carro. A situação, que resultou em duas vítimas fatais, destacou a necessidade de uma melhor coordenação entre os bombeiros e outros órgãos, como Polícia Militar e SAMU.
Veja também
Bombeiro de Capinzal recebe tecnologia para salvamento em altura
Polícia Militar de SC encerrará uso de câmeras corporais
Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos
“O evento é uma preparação essencial para os desafios que enfrentamos nas rodovias da nossa região”, afirma a Capitã Nicole. “O workshop representa um coroamento de um longo processo de treinamento, que envolve desde aulas online até instruções práticas semanais.”
Com um efetivo de 60 participantes, o workshop também fortaleceu o espírito de cooperação entre as equipes. De acordo com o Cabo Pinheiro, da Equipe Condá, o evento foi uma oportunidade para uma valiosa troca de experiências: “Não há uma postura de professor ou aluno, todos aqui somos bombeiros com muito a ensinar e aprender uns com os outros”.
Portal RBV nas redes sociais