Uma criança de 11 anos caiu do mirante do cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do RS, por volta das 13h desta quinta-feira (10). De acordo com os bombeiros, a menina foi localizada por drone com câmera térmica. A área foi isolada e 12 bombeiros realizam a operação de resgate por rapel.
De acordo com o capitão Pedro Henrique Sanhudo, do Corpo de Bombeiros, a menina estaria a 70 metros do local da queda. Segundo os bombeiros, só será possível aferir o estado de saúde quando a equipe chegar até a menina.
Um heliponto foi estabelecido na central administrativa do parque com o traslado de militares.
De acordo com o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, em entrevista à Rádio Gaúcha, a menina estava com os pais no alto do mirante. A família é de turistas, de Curitiba, no Paraná. A menina teria transtorno do espectro autista, de acordo com os bombeiros. A identidade não foi divulgada.
Quando eles se deslocavam para sentar em um banco, ela teria saído correndo. O pai tentou alcançá-la, mas ela caiu antes. No ponto, não há nenhuma cerca de proteção.

Segundo os bombeiros, a queda ocorreu na parte central do cânion, no meio de um penhasco, em uma região que não há vegetação.

O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral, a 23km do centro de Cambará do Sul, e é uma das atrações turísticas da região. A administração do parque, que afirmou estar “concentrando os esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas”.

Nota da Urbia
“A Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, está concentrando os esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas pela criança desaparecida no Cânion Fortaleza, nesta quinta-feira (10), e presta suporte à família no local. Outras informações serão repassadas assim que possível.”
