Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Brasil mantém pior desempenho histórico no Índice de Percepção da Corrupção em 2025

Em uma escala de zero a cem, o Brasil repetiu a nota de 35 pontos e ficou na 107ª posição entre 182 países

O Brasil voltou a apresentar um desempenho negativo no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) em 2025, elaborado pela ONG Transparência Internacional, mantendo sua pior colocação histórica. O país repetiu a segunda pior nota da série, com 35 pontos em uma escala de 0 a 100, na qual pontuações mais altas indicam maior percepção de integridade no setor público.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O levantamento, divulgado nesta terça-feira (10), posicionou o Brasil na 107ª colocação entre 182 países avaliados, resultado que permanece abaixo tanto da média global quanto da média das Américas, ambas fixadas em 42 pontos.

Publicidade

A variação de apenas um ponto em relação ao ano anterior foi considerada estatisticamente irrelevante, o que indica estagnação no combate à corrupção.

Comparação internacional e cenário democrático

Segundo a Transparência Internacional, o Brasil continua distante dos países com melhor desempenho no ranking, como

  • Dinamarca (89 pontos),
  • Finlândia (88) e
  • Singapura (84).

O relatório também aponta uma tendência preocupante: o aumento da percepção da corrupção em democracias consolidadas, incluindo

  • Estados Unidos (64),
  • Canadá (75),
  • Nova Zelândia (81),
  • Reino Unido (70),
  • França (66) e
  • Suécia (80).

Além do IPC, a ONG divulgou a Retrospectiva 2025, documento que alerta para o avanço do crime organizado dentro do Estado brasileiro.

O relatório cita casos de macrocorrupção, como os esquemas envolvendo o INSS e o Banco Master, destacando falhas estruturais no sistema financeiro e no setor jurídico.

Segundo a entidade, o caso Master exemplifica a infiltração de práticas ilícitas e a fragilidade dos mecanismos de controle.

Golpe contra hospitais beneficentes enganou mais de 7 mil pessoas em SC
Foto: Divulgação

Emendas, recomendações e resposta do governo

O relatório também chama atenção para o crescimento expressivo das emendas parlamentares, que ultrapassaram R$ 60 bilhões no orçamento de 2026, fenômeno classificado como “captura orçamentária” e que, segundo a ONG, se estende a estados e municípios.

Diante desse cenário, a Transparência Internacional apresentou recomendações aos três Poderes, defendendo mais

  • transparência,
  • fortalecimento de investigações financeiras,
  • criação de código de conduta para o STF, c
  • ontrole de supersalários,
  • regulamentação do lobby e
  • até a instalação de uma CPMI do Banco Master.

Apesar do quadro negativo, a organização reconheceu avanços, como operações baseadas em inteligência financeira conduzidas pela Receita Federal e pelo Ministério Público, além da rejeição da chamada “PEC da Blindagem” no Senado.

Em resposta, a Controladoria-Geral da União (CGU) questionou a metodologia do IPC e afirmou que o índice “não mede a ocorrência real de corrupção”, mas sim a percepção de grupos específicos.

O órgão destacou que “variações no ranking podem ocorrer sem que haja mudança efetiva na atuação do Estado” e reforçou que investigações em andamento, como no caso do INSS, demonstram maior capacidade de enfrentamento da corrupção.

A CGU concluiu afirmando que “o aumento das investigações e da transparência não significa mais corrupção, mas maior capacidade do Estado de enfrentá-la de forma efetiva”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Estadão

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rede Municipal de Caçador inicia ano letivo com mais de 7 mil alunos

As atividades escolares da Rede Municipal de Ensino de...

Veja os alimentos que mais subiram em 12 meses

O aumento nos preços dos alimentos continua a ser...

Calor passa dos 35°C e temporais isolados marcam a quarta em SC

A quarta-feira (11) será marcada por calor intenso em...

Jararacas são capturadas no pátio de escola em Capinzal

O Corpo de Bombeiros Militar realizou na manhã desta...

Câmara de Iomerê aprova medida para agilizar entrega de medicamentos e exames na UBS

A Câmara de Vereadores de Iomerê aprovou, na segunda-feira...

Mais Lidas da semana

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Gasolina fica mais cara para o consumidor apesar dos cortes da Petrobras

Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu em 16,4%...

Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador

O vereador do Partido Liberal (PL), Jonatas Maia (Bainho),...

Vítimas do ônibus que caiu em ribanceira tinham entre 50 e 62 anos

Foram identificadas as quatro vítimas que morreram no grave...

Outros Tópicos Interessantes