Caçador participa, no dia 1º de março, do segundo simulado geral sobre gestão de desastres promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina. A ação acontece simultaneamente em todas as cidades do estado e, no município, será realizada na Vila Usina, proximidades da empresa Tedesco.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em entrevista, o coordenador da Defesa Civil em Caçador, Sérgio Eloy Bisotto, destacou que o objetivo é preparar tanto as equipes de atendimento quanto a população para agir de forma correta diante de situações que possam causar transtornos.
No ano passado, o simulado foi realizado na Vila Kurtz, com foco em enchentes. Neste ano, a atividade será concentrada na Vila Usina, envolvendo também a empresa Tedesco e a região da Vereda dos Trevos. Cerca de 30 famílias que residem na localidade participarão da ação. Segundo Bisotto, os moradores frequentemente são atingidos quando há ventos mais fortes.
Veja também
SC realiza 2º Simulado Estadual de Gestão de Desastres
Uniarp empossa nova Diretoria Executiva, Conselhos e Reitoria
Durante o simulado, após o aviso, as famílias irão se deslocar de suas residências até o ginásio da Escola Domingos da Costa Franco, local próximo às moradias. No espaço, receberão orientações, atualização de cadastro por meio da Secretaria de Assistência Social e atendimento das entidades envolvidas. Após os procedimentos, os moradores retornarão às suas casas.
A Defesa Civil já realizou uma primeira visita às famílias para explicar como a ação será conduzida e reforçar a importância da participação. O coordenador explicou que, em situações reais de emergência, é comum que todos tentem ligar ao mesmo tempo para os telefones de socorro, o que pode gerar congestionamento nas linhas.
Com o treinamento, os moradores saberão que devem se dirigir diretamente ao ponto de apoio, onde as equipes estarão concentradas para prestar atendimento com maior agilidade e garantir a entrega de assistência humanitária no menor tempo possível.
Ao todo, 45 entidades que integram o Plano de Contingência do município participarão do simulado. Entre elas estão Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, associações e clubes de serviço. Na semana anterior, já foi realizada uma reunião com a equipe de triagem e arrecadação, que atuará diretamente durante a atividade.

