Segurança

Caçador realiza 1º simulado estadual de Defesa Civil

Na manhã deste domingo (18), o município de Caçador sediou o primeiro simulado estadual da Defesa Civil, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. A ação começou às 9h20 e seguiu até as 11h30, mobilizando a estrutura municipal e mais de 40 entidades.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O coordenador da Defesa Civil de Caçador, Sérgio Eloy Bisotto, explicou que a iniciativa é parte de uma operação estadual que simula situações de emergência. “Receberemos uma mensagem do Estado, e a partir disso demos início ao simulado, envolvendo todas as forças de segurança, clubes de serviço e diversas estruturas da prefeitura”.

A principal área de atuação é a região da Vila Kurtz, atingida várias vezes por alagamentos devido a proximidade do rio. No local montado um abrigo na Escola Irmão Venâncio José. Cerca de 40 famílias participaram do exercício, saindo de suas casas como parte do cenário de evacuação. O trânsito na região ficou intenso, com orientação sendo realizada pela Guarda Municipal e Polícia Militar.

Apesar de o simulado ter horário previsto para encerrar no fim da manhã, o trabalho da Defesa Civil seguiu durante todo o dia. Os dados e relatórios gerados durante a operação serão enviados ao governo estadual como parte da avaliação do exercício.

A simulação visa treinar, testar e aprimorar a resposta das equipes diante de possíveis desastres naturais ou emergências. “É um evento simulado, mas com impacto real no preparo da cidade”, reforçou Bisotto.

A comunidade pode acompanhar atualizações ao longo do dia pela RBV Rádios, com informações diretas da escola e das forças de segurança.

Guarda Municipal

De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Alessandro Gonçalves, a operação transcorreu com tranquilidade devido a colaboração da população. “Nossa função foi manter o isolamento do perímetro para impedir o acesso de veículos não autorizados, garantindo a circulação de viaturas de emergência e salvamento”, afirmou.

A principal via interditada foi rua Pedro Deboni, que passa em frente à Escola Irmão Venâncio José, e serviu como abrigo simulado para cerca de 40 famílias da Vila Kurtz.

Gonçalves destacou o comportamento exemplar da população durante o exercício. “O trânsito foi atípico mas tranquilo porque houve ampla divulgação prévia. Em uma situação real, normalmente há muita curiosidade e movimentação desnecessária. Por isso, esse tipo de ação serve também para conscientizar a todos sobre a importância de respeitar os bloqueios e manter as vias livres para os serviços de emergência”.

Tiro de Guerra apoia o simulado

O Tiro de Guerra de Caçador também marcou presença no primeiro simulado estadual da Defesa Civil. A corporação colaborou com apoio logístico e participação ativa no cenário de emergência simulado, fortalecendo a resposta conjunta em situações de risco.

O comandante do Tiro de Guerra, sargento Arlon, explicou que a unidade disponibilizou suas instalações para a triagem de materiais doados, além de um pelotão com 25 atiradores para atuar em apoio ao resgate e outras demandas do exercício. “Estivemos em total coordenação com a coordenação da Defesa Civil. O que foi necessário, estávamos colaborando”, afirmou.

Os atiradores foram acionados em prontidão, como se fosse um cenário real. A intenção foi proporcionar um treinamento prático e realista, reforçando a preparação dos soldados para situações emergenciais.

Bombeiros auxiliam na retirada de famílias

Os Bombeiros Voluntários de Caçador desempenharam outro papel fundamental na evacuação de famílias da região da Vila Kurtz, atuando no acolhimento das famílias que se dirigiam ao abrigo na escola.

A coordenação dos bombeiros ressaltou que um simulado como este permite que em ua situação real de desastre natural, as pessoas saibam como agir e realidade se torna mais fácil para todos, o que facilita tanto para as famílias quanto para as equipes de segurança atuarem.

A ação simula uma situação real de calamidade e tem como foco a preparação da comunidade e das instituições envolvidas. A mobilização é considerada um avanço importante para o município, que fortalece sua capacidade de resposta em casos de desastres naturais.

Prefeito avalia o simulado

O prefeito de Caçador, Alencar Mendes, avaliou positivamente o simulado e agradeceu aos idealizadores e a todos os envolvidos, entre eles a Defesa Civil Regional e Local, Tiro de Guerra, Bombeiros Voluntários, Uniarp, Rotary, Jipeiros e outras entidades da comunidade.

Ele também valorizou o comprometimento das famílias que participaram do exercício, inclusive enfrentando situações reais como o deslocamento de idosos e crianças, destacando a necessidade de melhorias, como a identificação das crianças nos abrigos. Para o prefeito o simulado trouxe aprendizados valiosos para aprimorar os protocolos em situações reais.

“Estamos preparados, mas sempre podemos melhorar”, reforçou o prefeito.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Alessandro

Recent Posts

Uniarp e Maice se unem por horta de ervas medicinais

O Hospital Maice de Caçador está investindo em uma alimentação mais natural e terapêutica com…

36 minutos ago

Semana do MEI tem atendimentos e palestras gratuitas em Videira

Se você deseja abrir um negócio, regularizar sua atividade ou já atua como Microempreendedor Individual…

44 minutos ago

Desmatamento em Santa Catarina cai 39,9% em 2024

Santa Catarina se destacou mais uma vez na redução do desmatamento, de acordo com o…

1 hora ago

Caminhada marca 18 de Maio em defesa de crianças em Caçador

Centenas de pessoas participaram na sexta-feira da caminhada alusiva ao 18 de Maio, Dia Nacional…

1 hora ago

Milhares de fiéis participam da 33ª Romaria ao Santuário de Fátima em Fraiburgo

Milhares de fiéis participaram da 33ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, Mãe…

1 hora ago

Carlos Kreuz é eleito presidente do MDB de Caçador

O MDB de Caçador realizou neste domingo (18) na Câmara de Vereadores sua convenção partidária…

2 horas ago

This website uses cookies.