Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Caçador registra 51 casos suspeitos de abuso infantil em seis meses

Conselho Tutelar alerta que a maioria das agressões ocorre dentro de casa e reforça a importância das denúncias anônimas

Nos últimos seis meses, o Conselho Tutelar de Caçador registrou 51 casos de suspeita de abuso contra crianças e adolescentes. A informação foi confirmada por representantes do órgão, que alertam para o fato mais grave: a maioria das agressões ocorre dentro da própria casa, praticadas por pessoas próximas e de confiança da vítima.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Infelizmente, é uma realidade do nosso município. São situações que chocam porque quem deveria proteger, muitas vezes, é quem comete essas atrocidades”, afirmou a conselheira Mayara de Jesus.

Publicidade

Com o objetivo de monitorar e agilizar os atendimentos, o Conselho Tutelar desenvolveu um formulário interno de registro de casos e mantém atualizado o sistema nacional SIPIA, usado por conselheiros de todo o país.

O órgão não realiza investigações, mas encaminha as denúncias à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e aciona os programas de atendimento à família.

“Nosso trabalho é acolher, encaminhar e garantir o suporte necessário para que essas crianças possam, de alguma forma, iniciar o processo de cura de um trauma que vai marcar suas vidas para sempre”.

Durante a entrevista na Rádio Caçanjurê, se fez presente também a a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sonia Frigeri, e o secretário municipal de Educação, Manoel Paiva, que há anos atua de forma voluntária promovendo campanhas pelo fim do abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

Denunciar é um dever de todos

O Conselho ressalta que a denúncia é responsabilidade de toda a sociedade, não apenas da rede de proteção. Há muitos casos que não chegam ao conhecimento das autoridades, o que agrava ainda mais o cenário.

Canais de denúncia:

Disque 100 (nacional, anônimo e gratuito)

Conselho Tutelar de Caçador – horário comercial: (49) 3563-4045 (WhatsApp)

Plantão 24 horas: (49) 9 9913-1612

Além das denúncias, os conselheiros fazem um alerta especial aos pais: é fundamental supervisionar as crianças, inclusive quando estão com colegas de outras idades. “Deixar a criança sozinha com outras sem vigilância pode resultar em situações muito sérias”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Professoras são proibidas de almoçar na escola e comem na praça

Há vários meses, duas professoras da rede municipal de...

Mais de 177 mil famílias que receberam Auxílio Emergencial terão que devolver o dinheiro

Desde março, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social...

Quinta-feira terá chuva rápida em Santa Catarina e frio nos planaltos

O tempo em Santa Catarina segue instável na quinta-feira...

Justiça nega pedido de vinícola contra instalação de chiqueirão

A Justiça da Comarca de Tangará, no Meio-Oeste de...

Homem foge após ser flagrado com adolescente seminua em carro no Meio-Oeste

Na noite de domingo (5), por volta das 22h47min,...

Outros Tópicos Interessantes