A Vigilância Epidemiológica de Caçador voltou a emitir um alerta após registrar, na semana passada, mais um caso de picada de escorpião no município. A informação foi confirmada pela agente de endemias Maria Helena Eger, que destacou a preocupação com o aumento desses acidentes neste período de fortes chuvas e calor.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo ela, as condições climáticas têm favorecido a reprodução do escorpião, que encontra locais úmidos, com entulhos e acúmulo de lixo para se esconder e se multiplicar. “Ele gosta de locais escuros, como madeira podre, tijolos, telhas e materiais de construção. Até folhas e galhos acumulados acabam virando criadouros”, explica.
Maria Helena alerta que a chegada dos dias mais quentes intensifica a circulação do animal, aumentando o risco de acidentes. “Ela sai para se alimentar. A pessoa pisa, encosta no material ou não vê o bicho porque ele é marrom, geralmente bem escuro. Aí acontecem os acidentes”, afirma.
Veja também
Fake news sobre fim de atestados médicos em papel é desmentida pelo CFM
Acadêmicos desenvolvem protótipos de carros elétricos autônomos
O que fazer em caso de picada
A orientação da Vigilância é procurar imediatamente uma unidade básica de saúde. Se possível, o animal pode ser levado junto para identificação, mas não é obrigatório. Crianças pequenas, idosos e pessoas com comorbidades devem buscar atendimento de urgência, pois pertencem ao grupo mais suscetível a agravamentos.
“Quem não tem problemas de saúde geralmente sente dor, vermelhidão e desconforto, mas não há risco de morte. Já idosos e crianças precisam de atendimento rápido na UPA ou hospital”, reforça Maria Helena.
Prevenção é essencial
Inseticidas não são eficazes contra o escorpião, que possui carapaça resistente. O ideal é manter casas e terrenos limpos, sem entulhos, além de vedar portas, ralos, janelas e frestas para impedir a entrada do animal.
A Vigilância segue orientando a comunidade e reforça que a prevenção é a forma mais eficiente de evitar novos casos no município.




