Fotos: Portal RBV
Uma forte chuva atingiu Caçador no final da tarde desta quinta-feira (27), acumulando 30 milímetros de água em pouco mais de meia hora. O volume intenso causou alagamentos em diversos pontos da cidade e impactou também a vida de moradores do interior, além de comprometer a captação de água para abastecimento.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A BRK, concessionária responsável pelo fornecimento de água no município, emitiu um comunicado informando que o excesso de chuva na bacia do Rio do Peixe provocou alteração na turbidez da água bruta captada, afetando a operação na Estação de Tratamento (ETA). Para garantir a distribuição de água dentro dos padrões de qualidade exigidos por lei, foi necessário interromper a captação de água bruta nesta sexta-feira (28) e estima que o abastecimento volte ao normal entre a madrugada desta sexta-feira para sábado.
A Defesa Civil de Caçador monitorou os efeitos da chuva e registrou ocorrências principalmente no interior do município. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Eloy Bisotto, houve o desmoronamento parcial de uma contenção de pneus na Linha Adolfo Konder, obstruindo cerca de 50% da via.
Veja também
Comércio de Caçador abre em horário estendido neste sábado
Papa Francisco está estável, mas situação ainda requer cautela
Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga
“Também tivemos informações de muita terra sobre a estrada na Linha Presidente Pena. A grande quantidade de chuva carregou uma expressiva quantidade de barro, dificultando o trânsito”, relatou Bisotto.
No entanto, na área urbana, os alagamentos registrados não foram graves o suficiente para demandar a atuação direta da Defesa Civil. O coordenador também alertou que ainda há previsão de chuva e temporais para os próximos dias, embora com menor intensidade.
O secretário municipal de Infraestrutura, Valdir Medeiros, explicou que a chuva intensa afetou vários pontos da cidade e do interior, mas que as equipes da Prefeitura já trabalham na recuperação das áreas atingidas.
Outro ponto abordado pelo secretário foi a necessidade de conscientização da população sobre a limpeza de bocas de lobo. “O lixo descartado irregularmente acaba entupindo as bocas de lobo e prejudicando o escoamento da água. Temos duas equipes trabalhando diariamente na limpeza e queremos ampliar esse trabalho, mas a colaboração da comunidade é essencial”, destacou.
Medeiros também mencionou que construções irregulares têm contribuído para o problema. “Areia, cimento e entulhos acabam indo parar nas bocas de lobo e tubulações. Estamos notificando essas construções para que tomem providências”.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…
A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…
Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…
Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…
This website uses cookies.