Segurança

Caçador registra pontos de alagamento com a chuva de quinta-feira

Uma forte chuva atingiu Caçador no final da tarde desta quinta-feira (27), acumulando 30 milímetros de água em pouco mais de meia hora. O volume intenso causou alagamentos em diversos pontos da cidade e impactou também a vida de moradores do interior, além de comprometer a captação de água para abastecimento.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A BRK, concessionária responsável pelo fornecimento de água no município, emitiu um comunicado informando que o excesso de chuva na bacia do Rio do Peixe provocou alteração na turbidez da água bruta captada, afetando a operação na Estação de Tratamento (ETA). Para garantir a distribuição de água dentro dos padrões de qualidade exigidos por lei, foi necessário interromper a captação de água bruta nesta sexta-feira (28) e estima que o abastecimento volte ao normal entre a madrugada desta sexta-feira para sábado.

A Defesa Civil de Caçador monitorou os efeitos da chuva e registrou ocorrências principalmente no interior do município. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Eloy Bisotto, houve o desmoronamento parcial de uma contenção de pneus na Linha Adolfo Konder, obstruindo cerca de 50% da via.

Veja também

Comércio de Caçador abre em horário estendido neste sábado

Papa Francisco está estável, mas situação ainda requer cautela

Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga

“Também tivemos informações de muita terra sobre a estrada na Linha Presidente Pena. A grande quantidade de chuva carregou uma expressiva quantidade de barro, dificultando o trânsito”, relatou Bisotto.

No entanto, na área urbana, os alagamentos registrados não foram graves o suficiente para demandar a atuação direta da Defesa Civil. O coordenador também alertou que ainda há previsão de chuva e temporais para os próximos dias, embora com menor intensidade.

O secretário municipal de Infraestrutura, Valdir Medeiros, explicou que a chuva intensa afetou vários pontos da cidade e do interior, mas que as equipes da Prefeitura já trabalham na recuperação das áreas atingidas.

Outro ponto abordado pelo secretário foi a necessidade de conscientização da população sobre a limpeza de bocas de lobo. “O lixo descartado irregularmente acaba entupindo as bocas de lobo e prejudicando o escoamento da água. Temos duas equipes trabalhando diariamente na limpeza e queremos ampliar esse trabalho, mas a colaboração da comunidade é essencial”, destacou.

Medeiros também mencionou que construções irregulares têm contribuído para o problema. “Areia, cimento e entulhos acabam indo parar nas bocas de lobo e tubulações. Estamos notificando essas construções para que tomem providências”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Alessandro

Recent Posts

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa o final de semana com chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…

12 horas ago

Abertura de empresas cresce 31% em SC no 1º trimestre

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…

12 horas ago

Caçador adota novo protocolo de risco na UPA

A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…

13 horas ago

Homem atacado com motosserra morre no hospital

Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…

13 horas ago

ACIC dá início ao Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) 2025

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…

16 horas ago

Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis

Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…

19 horas ago

This website uses cookies.