Em uma emocionante operação liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar, com apoio do Exército Brasileiro, o cavalo Caramelo é salvo das enchentes no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (09).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Ilhada por quatro dias no telhado de uma casa em Canoas, Rio Grande do Sul. O resgate do animal foi transmitida ao vivo para todo o mundo.
A ação contou com 11 pessoas e cinco botes, visando salvar o cavalo que se encontrava a quatro quilômetros do ponto inicial do alagamento.
A sedação foi o primeiro passo para garantir a segurança do Caramelo e das equipes durante o resgate, evitando qualquer tipo de estresse.
Com o apoio de veterinários do Exército, Caramelo, que pesa 350 quilos, foi cuidadosamente colocado em um bote e transportada por quase meia hora até um ponto seco da cidade, onde foi encaminhada a um hospital veterinário da ULBRA para receber os cuidados necessários.
Inicialmente confundida como uma égua, a história de Caramelo gerou comoção nas redes sociais e atraiu a atenção da imprensa internacional.
Veja também
ANTT anula multas para veículos que levam donativos para o RS
CBMSC envia os primeiros binômios para ajudar no RS
A rede britânica BBC e a agência de notícias Reuters acompanharam o resgate, destacando os esforços feitos para salvar o animal.
A rede de TV CBS, dos Estados Unidos, e o jornal espanhol La Vanguardia também destacaram o caso do cavalo ilhado em Canoas.
Resgate de animais
Segundo o governo do Estado do Rio Grande do Sul, até o fim da tarde da quarta- feira (08), cerca de 8.933 animais já haviam sido resgatados pela Brigada Militar, pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros.
Outros 500 animais foram encontrados nas cidades mais afetadas da Região Metropolitana pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, em ação conjunta com o Grupo de Respostas a Animais Silvestres (Grad).
O balanço não inclui os resgates feitos pelos municípios e as próprias pessoas que tiveram de sair de suas casas e levaram seus pets, ou os 60 animais salvos na terça-feira pela Marinha.