Cavalos desnutridos e aves com olhos furados são resgatados em ação contra maus-tratos

No local, também foram encontrados animais mortos e produtos como carnes, queijos e destilados sendo vendidos sem qualquer controle sanitário

Uma operação conjunta realizada na última quarta-feira (05) resgatou 160 animais, entre cavalos e aves, mantidos em condições precárias no bairro Vila Nova, em Joinville. A ação foi deflagrada a partir de uma denúncia feita por um ex-policial, que documentou o estado de maus-tratos dos animais em uma propriedade rural.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Meio Ambiente atuaram juntos na ação. Durante a operação, a mulher responsável pelo local foi presa em flagrante, enquanto o marido conseguiu fugir antes da chegada das equipes.

Publicidade

O ex-policial que denunciou o caso conhecia os proprietários e registrou fotos dos animais, que apresentavam feridas abertas, desnutrição e sofrimento visível.

“Pessoas que passavam viam os cavalos na frente, algumas chegavam a denunciar, mas geralmente eles pareciam estar bem”, explicou a vereadora Liliane da Frada (PODE).

Ela destacou que os animais em pior estado ficavam nos fundos da propriedade, o que dificultava a visualização e a denúncia.

Além dos maus-tratos, a equipe encontrou animais mortos no local, com olhos furados e orelhas caídas.

As evidências, somadas aos registros fotográficos, foram encaminhadas ao Ministério Público de Santa Catarina, que instaurou uma força-tarefa para investigar o caso.

No momento da ação, a mulher foi presa não por maus-tratos, mas por irregularidades sanitárias.

“O dono do estabelecimento fugiu e deixou a mulher sozinha. Ela foi presa pela Vigilância Sanitária, que encontrou carnes, queijos e destilados sendo vendidos sem controle sanitário”, revelou a vereadora Liliane da Frada. A mulher passou a noite presa.

Conhecido na região por participar de rodeios e provas de laço, o proprietário tinha histórico conhecido entre moradores, mas pouca gente denunciou.

As investigações continuam, e os 160 animais resgatados foram encaminhados a lares temporários.

Os cavalos foram levados para Araquari, onde receberão cuidados veterinários da universidade local. As aves estão divididas em dois locais de Joinville, e os cavalos em estado grave seguem para tratamento no Centro de Bem-Estar Animal.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Brasil estreia na Copa do Mundo de 2026 com empate diante do Marrocos

Em sua estreia na Copa do Mundo de 2026,...

Falta de testes rápidos para Covid-19 e Influenza afeta atendimento em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira informou neste...

Duas pessoas morrem após grave colisão frontal no Oeste

Uma grave colisão frontal entre um automóvel VW Gol...

Chegou a hora! Brasil estreia na Copa de 2026 contra o Marrocos

A Seleção Brasileira inicia neste sábado (13) sua trajetória...

PMRv apreende medicamentos, eletrônicos e cosméticos ilegais durante abordagem

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu uma grande carga...