Há algumas semans, cidade de Caçador enfrentou uma série de problemas envolvendo cavalos soltos em vias públicas. A situação foi inicialmente reportada ao Centro de Bem-Estar Animal, e a médica veterinária Amanda de Almeida Kishner, em entrevista ao Portal RBV, esclareceu o desfecho das denúncias.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A principal área afetada foi a Rua Gilberto Piola da Silva, onde moradores relataram que os cavalos estavam circulando livremente e causando danos a alguns imóveis.
No entanto, naquela ocasião, não foi possível identificar os responsáveis pelos animais, o que dificultou a atuação da equipe.
Após uma segunda denúncia ser feita, desta vez sobre uma égua que fazia parte do grupo de cavalos soltos. A Polícia Ambiental entrou em ação e solicitou que o Centro de Bem-Estar Animal fosse até o local.
Ao chegar, foi confirmada a lesão no animal, que foi imediatamente levado para o Centro para receber atendimento veterinário especializado. O tratamento será financiado pela família responsável pelo animal, já que ele tem tutor.
Veja também
Argentino solta jacaré em lago turístico na fronteira com o Brasil
Vaquinha para pagar estádio do Corinthians alcança R$ 5 milhões em 12 horas
Além disso, outro cavalo foi encontrado solto na rua. O tutor foi identificado na hora e recebeu orientações para evitar que o animal ficasse fora de controle no futuro.
Amanda enfatizou que os tutores de animais de grande porte, como os cavalos, devem garantir que eles tenham um espaço adequado para viver. Esses animais precisam de terrenos espaçosos e alimentação de qualidade.
A veterinária também explicou que os cavalos estavam sendo soltos porque seus tutores permitiam que eles se alimentassem em um terreno do bairro e retornassem para casa sozinhos, muitas vezes com crianças conduzindo os animais.
Isso representa um risco significativo, já que não se sabe se os cavalos são mansos ou se podem reagir de forma imprevisível, podendo causar acidentes.
Portal RBV nas redes sociais