Rádios RBV

Menu

Chuva em Santa Catarina afeta pelo menos 24 cidades

Norte, Planalto Norte e Meio-Oeste são as regiões mais afetadas com alagamentos, enxurradas e deslizamentos, muitas em situação de emergência.

As intensas chuvas em Santa Catarina nos últimos dois dias afetaram 24 municípios, deixando mais de 1.300 pessoas impactadas por alagamentos, enxurradas e deslizamentos. As regiões Norte, Planalto Norte e Meio-Oeste foram as áreas mais afetadas, com danos à infraestrutura viária.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Chuvas em Santa Catarina causam estragos

De acordo com a Defesa Civil, as regiões Norte e Planalto Norte são as mais impactadas, com destaque para Joinville e Araquari, que estão enfrentando sérios problemas por causa das chuvas intensas. Por enquanto, apenas Araquari decretou Situação de Emergência, devido a situação grave que afetou cerca de 30 pessoas.

Em Joinville, os alagamentos atingiram ruas e bairros inteiros, o que afetou a mobilidade e infraestrutura local. Segundo a Defesa Civil, a cidade de São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina, também enfrentou alagamentos e a queda de muros. São Francisco do Sul e Itapoá reportaram interdições de vias devido aos estragos.

Chuva em Santa Catarina afeta pelo menos 24 cidades (2)
Diversos pontos de Joinville estão alagados – Foto: Reprodução/ND

De acordo com a Defesa Civil de Joinville, foram atendidas 40 ocorrências em 48 horas devido às chuvas intensas que resultaram em 129 mm de precipitação, sendo 116 mm em 24 horas. Duas casas no bairro Boa Vista foram interditadas após a queda de muros. Seis indígenas foram acolhidos em um abrigo na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio.

Veja também

João Rodrigues reafirma candidatura e marca renúncia ao cargo

Polícia Federal abre concurso público com 192 vagas

Saulo Sperotto é Cidadão Benemérito de Caçador

Já no bairro Jardim Iririú, um problema na caixa de energia elétrica da UBSF Parque Joinville (Unidade Básica de Saúde Fluvial) resultou na mudança temporária de atendimentos para outras unidades. A previsão é de continuidade das chuvas, com um total estimado de mais 140 mm até segunda-feira (9), e possibilidade de intensificação no domingo.

“A previsão indica que, embora as chuvas diminuam em algumas regiões a partir de segunda-feira, 09, a situação continua crítica, com a possibilidade de novas chuvas intensas, especialmente nas áreas próximas ao Paraná. A Defesa Civil recomenda que a população permaneça atenta aos alertas e evite áreas de risco”, diz a Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

Confira aos municípios mais impactados pelas chuvas em Santa Catarina:

Joinville: alagamentos em muitos bairros e ruas;

Araquari: por enquanto, possui 30 pessoas afetadas. Decretou Situação de Emergência;

São Bento do Sul: vários alagamentos e queda de muros;

São Francisco do Sul e Itapoá: vias estão sendo interditadas;

Guaramirim: plano de contingência teve que ser ativado, possui risco de inundação;

Corupá: deslizamentos e quedas de árvores;

Jaraguá do Sul: alagamentos em alguns pontos e danos em residências;

Barra Velha: alagamentos pontuais, uma família precisou ser alojada por parentes;

Canoinhas: muitas enxurradas, queda de árvores, três residências foram danificadas e 8 pessoas afetadas, mas nenhuma vítima;

Caçador: 38 pessoas afetadas e cinco pessoas ficaram desabrigadas;

Fraiburgo: por causa das chuvas intensas 10 pessoas foram afetadas;

Bom Retiro: o munícipio está registrando enxurradas e inundações, 50 residências foram afetadas nas regiões próximas. Deslizamentos afetaram 8 pessoas e houve queda de barreira sem vítimas;

Lindoia do Sul: os rios do município estão em em nível máximo. Os rios Jacutinga e Engano estão cheios, e a inundação já está cobrindo algumas pontes;

Xanxerê e Ponte Serrada: possuem alguns alagamentos pontuais;

Lajeado Grande: possui risco de deslizamento, duas residências foram afetadas;

Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa e Paraíso: as regiões apresentam chuvas intensas e enxurradas, danos generalizados na infraestrutura viária e possibilidade de Situação de Emergência.

Chuva em Santa Catarina afeta pelo menos 24 cidades (3)
Bom Retiro teve a igreja inundada – Foto: Reprodução/ND

Se você está em uma das áreas atingidas pelas chuvas em Santa Catarina, não atravesse ruas alagadas ou pontes submersas, redobre o cuidado próximo a encostas, fique atento com inclinação de árvores, postes e rachaduras em muros e paredes. Em casos de emergência não hesite em ligar para os números 199 ou 193.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Casal de influenciadores é preso com mais de 170 kg de drogas em SC

Uma operação de inteligência da Polícia Militar de Santa...

Obras interditam ponte de Santa Lúcia em Videira por 7 dias

A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, interior...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

APAE de Videira realiza bazar com produtos apreendidos pela Polícia Federal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Outros Tópicos Interessantes