Comarca de Tangará reforça time para levar cultura de paz às escolas

Capacitação de profissionais da educação e da assistência social eleva para seis o número de facilitadores na comarca

A comarca de Tangará amplia o uso da Justiça Restaurativa no município após experiência exitosa em trabalho em uma unidade escolar. Com a capacitação de novos profissionais ligados ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, a comarca passa a contar com seis facilitadores aptos a conduzir práticas restaurativas voltadas à resolução de conflitos, promoção da cultura de paz e fortalecimento dos vínculos familiares.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa surgiu a partir dos resultados obtidos em um projeto desenvolvido ao longo do último ano com estudantes de uma escola do município. Durante meses, adolescentes participaram de círculos de construção de paz conduzidos pela assistente social forense Myriane Gonçalves da Silva, atividade que permitiu o debate de temas escolhidos pelos próprios jovens e estimulou o diálogo, a escuta e a convivência respeitosa.

Publicidade

Segundo Myriane, a experiência demonstrou o potencial das práticas restaurativas para prevenir conflitos e fortalecer as relações dentro e fora do ambiente escolar. “A ideia é ampliar o número de facilitadores aqui da comarca para que possamos desenvolver mais atividades restaurativas, principalmente nas escolas, mas também com famílias e em outras demandas que chegam ao Judiciário”, diz a servidora que, antes, era a única facilitadora capacitada. “Agora somos seis pessoas preparadas para atuar e disseminar essas práticas no município”, destaca a assistente social.

A escolha de Tangará para receber novas vagas de formação partiu da equipe de Justiça Restaurativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), que identificou o trabalho desenvolvido na comarca como uma experiência com potencial de expansão. Além da assistente social forense, profissionais das áreas de educação e assistência social participaram da capacitação. O curso teve 70 horas/aula e foi viabilizado pela Academia Judicial.

Neste projeto realizado com estudantes do ensino fundamental, eles refletiram sobre temas como violência contra a mulher, bullying e prevenção ao uso de drogas. As atividades incentivaram a escuta ativa, a empatia e a construção coletiva de soluções para situações de conflito. Ao final do ciclo, os próprios adolescentes relataram melhorias no relacionamento com colegas e familiares, além de maior respeito às diferenças.

A servidora diz que a proposta agora é formar um grupo local de facilitadores para atender demandas da própria comarca. Entre as possibilidades estão círculos de construção de paz em escolas, atividades com famílias de crianças e adolescentes acolhidos e ações voltadas à resolução pacífica de conflitos familiares.

Para Myriane, ampliar o número de facilitadores é possibilitar que a Justiça Restaurativa se consolide no município. “Quando as pessoas aprendem que os conflitos podem ser resolvidos por meio do diálogo e da construção coletiva de soluções, elas se tornam protagonistas de uma convivência mais saudável. Nossa intenção é levar essa cultura para cada vez mais espaços da comunidade”, conclui.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações DCOM/TJSC – Taina Borges

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rompimento de cabos deixa parte do Centro de Caçador sem energia

Parte da região central de Caçador ficou sem energia...

Argentina consegue virada faraônica contra o Egito e avança às quartas da Copa do Mundo

A Argentina protagonizou uma das maiores reações da Copa...

Tangará discute orçamento de 2027 em audiência pública

A Prefeitura de Tangará promoveu, na segunda-feira (6), uma...

Festa da Fogueira e Festival Caçanjurê estão confirmados neste sábado

A tradicional Festa da Fogueira e o 14º Festival...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 111/2026 Chamada Pública n. 35/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Ibiam recebe a abertura oficial da Copa AMPLASC 2026

A cidade de Ibiam será sede da abertura oficial...

Julho Verde alerta: sintomas simples podem indicar câncer de cabeça e pescoço

Durante o mês de julho, a campanha Julho Verde...