Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Concórdia sedia Encontro Latino-Americano de Resgate e Trauma

Concórdia sedia encontro internacional de resgate com entrada gratuita e participação de bombeiros da região em provas e simulações.

Concórdia (SC) será o centro das atenções entre os dias 1º e 3 de maio ao sediar o 3º Encontro Latino-Americano de Resgate Veicular e Trauma. O evento gratuito acontece no Centro de Eventos do Parque de Exposições e reunirá bombeiros e equipes de emergência de 10 países para provas práticas, simulações e trocas de conhecimento técnico.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa integra o calendário comemorativo dos 45 anos dos Bombeiros Voluntários de Concórdia e é organizada em parceria com a Associação Latino-Americana de Resgate Veicular (ALAREV), a World Rescue Organization (WRO) e a Renault Brasil.

Publicidade

Além de destacar o papel dos profissionais que atuam no atendimento a vítimas de trauma, o encontro busca aprimorar técnicas e fortalecer a cooperação internacional em situações de emergência.

Capacitação e integração no resgate veicular

Durante os três dias de evento, mais de 20 equipes de trauma e 13 equipes de resgate veicular participarão de desafios técnicos com foco no aperfeiçoamento do atendimento pré-hospitalar.

As delegações vêm de Honduras, Costa Rica, Guatemala, Equador, Peru, Argentina, Chile, Paraguai, Brasil, Colômbia e Estados Unidos. A representante da organização, Caroline Albiero, destaca: “o principal benefício do evento é o aprendizado contínuo”.

Segundo ela, os participantes enfrentam situações realistas, com carros novos ou diretamente da fábrica, e cada membro da equipe desempenha um papel específico, avaliado por especialistas treinados.

Evento reforça metas da ONU e destaca impacto no atendimento real

A proposta do encontro está alinhada com a “Década para a Segurança no Trânsito (2021–2030)”, lançada pela ONU com o objetivo de reduzir em 50% as mortes e ferimentos no trânsito.

Nesse contexto, o evento visa fortalecer os sistemas de resposta rápida em emergências, tanto no atendimento pré-hospitalar quanto hospitalar, e reduzir a mortalidade em acidentes.

“Aquilo que você viu as outras equipes fazendo, você pode replicar no teu atendimento de rua. É aí que está o ouro do negócio”, reforça Caroline Albiero.

Bombeiros da região destacam importância do evento

Bombeiros Militares e Voluntários da região também participam do encontro. O sargento Rafael Augusto Marim, de Salto Veloso, ressalta: “essa é uma grande oportunidade de aperfeiçoar novas técnicas, trocar experiências e fortalecer a integração com outras corporações”.

Já a capitã Nicole Ferreira Martins, comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Videira, enfatiza a importância do treinamento: “estimula o treinamento interno das nossas equipes e reflete no atendimento lá na ponta para as vítimas”.

Para ela, eventos como esse criam um norte para a formação contínua e o aprimoramento constante dos profissionais de resgate.

Bombeiros de Caçador participam do desafio de trauma

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador também está entre os participantes do 3º Encontro Latino-Americano de Trauma 2025. A equipe participa com duas duplas:

  • Equipe Alfa: Soares e Scherer
  • Equipe Bravo: Matheus e Pasa

As provas simulam situações com vítimas politraumatizadas em cenários como acidentes de trânsito, quedas, queimaduras e outros. Os participantes têm 15 minutos para executar cada prova, nas modalidades Standard (uma vítima) e Complex (duas ou mais vítimas).

Profissionais do SAMU, Corpos de Bombeiros e concessionárias de rodovias compõem as duplas.

A competição será transmitida ao vivo pelo canal oficial do YouTube dos Bombeiros Voluntários de Concórdia: youtube.com/@bvsc.concordia

Concórdia em destaque internacional

Sediar um evento dessa magnitude reforça o papel de Concórdia como referência em capacitação, voluntariado e atendimento de emergência. A cidade ganha visibilidade internacional, movimenta a economia local e promove o intercâmbio cultural entre equipes e comunidade.

Com entrada gratuita, o público terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de profissionais que dedicam suas vidas a salvar outras, fortalecendo o vínculo entre sociedade e serviços de resgate.

O legado do Encontro vai além dos troféus. “O grande prêmio é o conhecimento compartilhado e o aperfeiçoamento do atendimento às vítimas, que começa no treinamento e chega até a ponta, no momento em que cada segundo faz a diferença.”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Adolescente que fugiu da Casa Lar de Caçador é apreendido por série de furtos no Oeste de SC

Dois adolescentes, de 13 e 16 anos, foram apreendidos...

Câmara de Caçador aprova lei que cria Estacionamento Rotativo na cidade

A Câmara Municipal de Caçador aprovou nesta semana o...

SC é o único estado do Brasil com programa pioneiro de ensino para imigrantes

Santa Catarina é o único estado brasileiro que oferece...

Bingão da APAE Videira supera expectativas e reforça apoio à comunidade

A 18ª edição do Bingão da APAE de Videira...

Polícia Federal captura foragido internacional por estupro de adolescente em SC

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira (17), em...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina: quinta de sol, mas frente fria trará instabilidade e ventos fortes

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Bebê nasce dentro da bolsa amniótica em hospital de Videira

Nesta sexta-feira, dia 12, o Hospital Salvatoriano Divino Salvador...

Homem de 58 anos fica ferido em empresa de Videira

Na manhã desta sexta-feira (12) um acidente de trabalho...

Atriz caçadorense estreia como protagonista em filme

A atriz caçadorense Alana Bortolini será a protagonista do...

Cachorro é flagrado protegendo companheiro atropelado em Concórdia

Na noite de quinta-feira, 11 de setembro, uma cena...

Outros Tópicos Interessantes