Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos de subir em telhados molhados

O ideal é proteger os móveis por dentro e aguardar a trégua da chuva para fazer os reparos com segurança

Na madrugada desta quinta-feira (05), um forte temporal com queda de granizo atingiu duramente diversas cidades do Meio-Oeste catarinense. As localidades mais afetadas foram Ibiam, Tangará, Videira, Fraiburgo e Lebon Régis, onde centenas de famílias tiveram suas residências danificadas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Diante da situação de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina segue mobilizado desde as primeiras horas da madrugada. As equipes já atenderam 196 famílias atingidas até o momento e continuam distribuindo lonas para proteger as casas expostas às intempéries.

Publicidade

No entanto, além dos prejuízos causados pelas chuvas, a corporação faz um alerta importante: evite subir em telhados molhados. Segundo os bombeiros, esse é um dos maiores fatores de risco de acidentes após temporais como o que atingiu a região.

“As telhas ficam frágeis e escorregadias por conta da umidade e, muitas vezes, acumulam limo, tornando o ambiente extremamente perigoso”, reforça o comunicado.

Segundo o Tenente Coronel André Pratts – Comandante do 2 ⁰ Batalhão Bombeiro Militar, acidentes graves já ocorreram.

“Tivemos em outros episódios casos graves, inclusive com mortes, devido a quedas de pessoas que tentavam consertar os telhados.”

Portanto, se sua casa foi danificada, a orientação é proteger os móveis internamente e aguardar a melhora do tempo para realizar os reparos com segurança e, se possível, com apoio de profissionais ou equipamentos adequados.

O Corpo de Bombeiros reforça que compreende a urgência das famílias em recuperar seus lares, mas destaca que a segurança deve vir em primeiro lugar. A prioridade no momento é evitar que uma tragédia maior aconteça devido a imprudência.

Para novas orientações e atualizações, acompanhe os canais oficiais da Defesa Civil e fique atento aos avisos. Em caso de emergência, acione o 193.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Corpod e Bombeiros

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Brasil estreia na Copa do Mundo de 2026 com empate diante do Marrocos

Em sua estreia na Copa do Mundo de 2026,...

Falta de testes rápidos para Covid-19 e Influenza afeta atendimento em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira informou neste...

Duas pessoas morrem após grave colisão frontal no Oeste

Uma grave colisão frontal entre um automóvel VW Gol...

Chegou a hora! Brasil estreia na Copa de 2026 contra o Marrocos

A Seleção Brasileira inicia neste sábado (13) sua trajetória...

PMRv apreende medicamentos, eletrônicos e cosméticos ilegais durante abordagem

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu uma grande carga...