O corpo de Josias Borchardt, homem desaparecido em Garuva, no Norte de Santa Catarina, foi localizado na quinta-feira (6), após três dias de buscas intensas. O desaparecimento ocorreu na segunda-feira (3), quando ele tentou atravessar o rio local. O caso ganhou repercussão após um vídeo divulgado nas redes sociais mostrar Josias avisando à esposa: “Olha amor, vou ter me jogar na água para cruzar aqui.”
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante a operação de resgate, na confluência entre o Rio Quiriri e o Rio São João, familiares encontraram pertences de Josias, incluindo mochila, roupas e celular.
Esses achados reforçaram a hipótese de que ele foi surpreendido pelas cheias repentinas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina mobilizou duas equipes para as buscas.
Veja também
Homem é baleado nas costas em tentativa de homicídio
Explosão em oficina mecânica destrói veículos no Meio-Oeste de SC
A primeira equipe, composta por três bombeiros militares, um bombeiro comunitário e um familiar, percorreu as margens dos rios Quiriri e Garrafão até o São João, cobrindo uma área de cerca de três quilômetros.
Paralelamente, uma segunda equipe, formada por três bombeiros militares e três comunitários, utilizou uma embarcação de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas para varreduras até a Pedra da Judite. O trabalho buscou identificar locais com remansos, represamentos e acúmulo de galhos que pudessem abrigar a vítima.
Além disso, a equipe do binômio militar e cão farejador realizou buscas em remansos de até sete metros de profundidade e seguiu à montante, na região do último ponto em que Josias foi visto, tentando localizar odores residuais e pontos de interesse para orientar a operação fluvial.
Na tarde de quinta-feira (06), pessoas que passavam pelo local encontraram o corpo às margens do rio, informando imediatamente os bombeiros.
A equipe chegou rapidamente, confirmou a identidade e realizou a retirada do corpo com segurança.

