No final da tarde de sábado, dia 13, por volta das 17h, a Polícia Militar de Santa Catarina prestou atendimento em uma situação delicada no município de Caçador, no bairro Martello. A ocorrência envolveu uma criança de apenas dois anos, que apresentava sinais claros de engasgo e asfixia.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A Central de Emergências acionou uma guarnição que, de forma imediata e com prioridade, se deslocou até o endereço informado. Ao chegarem, os policiais se depararam com os pais em total desespero e a criança com dificuldades respiratórias visíveis.
Diante da urgência, os policiais iniciaram o deslocamento emergencial até a UPA do bairro Berger, unidade de referência mais próxima.
Durante o trajeto, um dos militares, com treinamento em primeiros socorros, iniciou manobras de desobstrução das vias aéreas ainda dentro da viatura.
Graças à agilidade da ação, a criança chegou com vida à unidade de saúde, onde a equipe médica realizou a remoção de um objeto plástico que obstruía a respiração.
Após o procedimento, a criança permaneceu em observação e apresentou quadro clínico estável.
A PM reforça que, em casos semelhantes, a população deve acionar imediatamente os serviços de emergência: o SAMU, pelo número 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Em situações críticas, cada segundo conta.