Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Crimes de stalking mais que dobraram em SC

Com 3,3 mil casos, dados mostram que Santa Catarina está atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná

Os registros de “stalking” (ou perseguição) mais do que dobraram em Santa Catarina no ano de 2022. Segundo dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na quinta-feira (20), o estado passou de 1.576 casos em 2021 para 3.313 no ano passado – um crescimento de 110%.

Com o número, Santa Catarina alcançou o 4º índice do país com mais casos em número absoluto, atrás apenas de São Paulo (17.079), Rio Grande do Sul (5.424) e Paraná (4.801).

O “stalking”, que é o ato definido por lei como crime de seguir alguém repetidamente e por qualquer meio, ameaçando a integridade física ou psicológica da vítima” virou crime em 2021.

Publicidade

Antes da data, porém, a prática era enquadrada como contravenção penal, que previa o crime de perturbação da tranquilidade alheia.

Agora, a lei prevê a pena de seis meses a dois anos de prisão para quem for condenado, mas pode chegar a 3 anos com agravantes, como crimes contra mulheres.

Em Santa Catarina, uma jovem de 25 anos foi uma das primeiras vítimas de stalking a ter o caso instaurado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Moradora do Oeste catarinense, ela teve o caso denunciado em 2021, após o crime virar lei no país.

Em entrevista ao g1 em maio de 2022, a mulher afirmou que só saia de casa acompanhada e que parou de fazer diversas atividades por conta da perseguição que sofreu. “Medo é a palavra”, disse, sem querer se identificar.

Segundo o anuário, o monitoramento desse tipo de crime é fundamental, pois, “dado que o stalking é fator de risco para a ocorrência de feminicídios”.

Segundo a publicação, a perseguição no meio digital tem sido apontada como fator de risco para a violência, indicando que a tecnologia facilita o controle e a violência onipresente.

Como denunciar

Fonte:
G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Primeiro frio do outono já tem data para chegar no Brasil

O outono de 2026 terá início oficialmente às 11h45...

Cármen Lúcia relata ameaça de bomba em Brasília

A ministra Cármen Lúcia, integrante do Supremo Tribunal Federal...

Ministério Público acompanha caso de asilo clandestino em Caçador

Na semana passada, um morador de Caçador foi ao...

Jovens participam de visita técnica em vinícola familiar

No dia 17 de março, jovens do Programa Novos...

Hiperdia Solidário em Videira: evento reúne saúde, prevenção e comunidade no dia 28

Videira se prepara para receber um dos principais eventos...

Mais Lidas da semana

Lobo-guará é filmado em município do Meio-Oeste catarinense

Um Lobo-guará foi flagrado cruzando uma área de reflorestamento...

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Polícia Civil identifica situação de maus-tratos contra idoso em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Outros Tópicos Interessantes