Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Crimes de stalking mais que dobraram em SC

Com 3,3 mil casos, dados mostram que Santa Catarina está atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná

Os registros de “stalking” (ou perseguição) mais do que dobraram em Santa Catarina no ano de 2022. Segundo dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na quinta-feira (20), o estado passou de 1.576 casos em 2021 para 3.313 no ano passado – um crescimento de 110%.

Com o número, Santa Catarina alcançou o 4º índice do país com mais casos em número absoluto, atrás apenas de São Paulo (17.079), Rio Grande do Sul (5.424) e Paraná (4.801).

O “stalking”, que é o ato definido por lei como crime de seguir alguém repetidamente e por qualquer meio, ameaçando a integridade física ou psicológica da vítima” virou crime em 2021.

Publicidade

Antes da data, porém, a prática era enquadrada como contravenção penal, que previa o crime de perturbação da tranquilidade alheia.

Agora, a lei prevê a pena de seis meses a dois anos de prisão para quem for condenado, mas pode chegar a 3 anos com agravantes, como crimes contra mulheres.

Em Santa Catarina, uma jovem de 25 anos foi uma das primeiras vítimas de stalking a ter o caso instaurado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Moradora do Oeste catarinense, ela teve o caso denunciado em 2021, após o crime virar lei no país.

Em entrevista ao g1 em maio de 2022, a mulher afirmou que só saia de casa acompanhada e que parou de fazer diversas atividades por conta da perseguição que sofreu. “Medo é a palavra”, disse, sem querer se identificar.

Segundo o anuário, o monitoramento desse tipo de crime é fundamental, pois, “dado que o stalking é fator de risco para a ocorrência de feminicídios”.

Segundo a publicação, a perseguição no meio digital tem sido apontada como fator de risco para a violência, indicando que a tecnologia facilita o controle e a violência onipresente.

Como denunciar

Fonte:
G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Trabalhador morre ao cair do terceiro andar de prédio em Campos Novos

Um trabalhador de 37 anos morreu na manhã desta...

Trator usado em extração de madeira é furtado no interior de Macieira

Um trator usado na extração de madeira foi furtado...

Jovem sai para comprar pão e corpo é encontrado amarrado em SC

A família do jovem Alexander Nelson Nitz Kruczkievicz, de...

Homem condenado a 20 anos por estupro de vulnerável é capturado no Meio-Oeste

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, na noite...

Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM de SC

Um homem de 22 anos, conhecido pelo apelido de...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Outros Tópicos Interessantes